Imprimir

Notícias / Política MT

Governador e prefeito lamentam morte de presidente da Fapemat: amigo e gestor

Da Redação - Érika Oliveira

O governador Mauro Mendes (DEM), a primeira-dama, Virginia Mendes e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), manifestaram pesar pelo falecimento do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva. O óbito ocorreu na noite desta quarta-feira (03), durante uma transferência hospitalar pela qual Adriano passava após apresentar sintomas de Covid-19. O Democratas, partido de Adriano, também se popsicionou.
 
Leia mais: 
Ex-deputado Adriano Silva sofre parada cardíaca e morre com suspeita de Covid-19
 
Na nota, governador e primeira-dama destacaram que além de gestor Adriano era um amigo. Silva era aliado do governador e participou ativamente do processo de transição do Governo. Nas eleições de outubro passado concorreu ao cargo de deputado federal por Mato Grosso e apesar de ter obtido 40 mil, não se elegeu.
 
Ao assumir o Executivo, Mendes delegou a Adriano o comando da Fapemat sob a promessa de voltar a autarquia ao setor produtivo do Estado.
 
Adriano apresentou sintomas da Covid-19 no último domingo (31) e foi submetido a exames na segunda-feira (01). Por indicação médica, ele foi internado no Hospital São Luiz, em Cáceres, mas após apresentar piora e constatado o comprometimento de seus pulmões, a família optou por transferí-lo para um hospital particular em Cuiabá.
 
Nesta quarta-feira, ele sofreu uma parada cardíaca ainda em Cáceres, durante processo de entubação. Um áudio compartilhado no WhatsApp, atribuído a um sobrinho de Adriano,  afirma que o ex-deputado sofreu no total quatro paradas cardíacas, chegando a ficar mais de 15 minutos sem sinais vitais. Comenta-se, nos bastidores, que Adriano estava fazendo uso da cloroquina para combater os sintomas que apresentava.

Veja abaixo a nota de pesar de Emanuel Pinheiro
 
O prefeito Emanuel Pinheiro lamenta profundamente a morte do ex-reitor na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva. Ele estava internado em Cáceres e chegou a ser transferido por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea para a capital, mas não resistiu. Ele apresentou sintomas de coronavírus no último domingo, 31 de maio, e estava internado em um hospital particular de Cáceres desde segunda-feira (1). “É com uma tristeza imensa que recebo essa notícia. Desejo muita força à família neste momento de dor. Que Deus conforte o coração de todos”.  De acordo com o Governo do Estado,  Adriano fez o exame de Covid-19, cujo resultado ainda não saiu.

Veja abaixo a nota de pesar do Democratas

O Democratas de Mato Grosso vem manifestar o seu mais profundo pesar pelo falecimento do nosso companheiro, correligionário e ex-deputado Adriano Silva. Adriano foi um grande companheiro de lutas políticas em defesa de Mato Grosso. Ex-reitor da Unemat, Adriano deixa um legado por todo o estado tanto na educação quanto em tantas outras ações políticas que empunhou. Aos familiares do Adriano desejamos força e fé para superar este momento tão difícil. Fica aqui nosso agradecimento especial a esse grande companheiro que nos deixa tão prematuramente.

Fábio Garcia 
Presidente Estadual do Democratas
Imprimir