Imprimir

Notícias / Política MT

Governador garante que anunciará construção de novos leitos de UTI ainda esta semana

Da Redação - Isabela Mercuri

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que, ainda nesta semana, vai anunciar a construção de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratar pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19). Segundo ele, até agora o governo já abriu 120 em todo o estado.

Leia também:
Ulysses compara governador a “criança mimada” e reafirma falta de álcool e sabonete na Santa Casa

A entrevista foi dada às rádios Capital FM e Metrópole FM na manhã desta quarta-feira (10). Dos 120 leitos citados pelo governador, 50 foram abertos no Hospital Estadual Santa Casa e 30 no Hospital Metropolitano, além de 70 que ainda estão sendo abertas no interior, nos hospitais regionais e em parceria com municípios.

“Ainda nesta semana, vamos anunciar mais conjuntos de UTIs para mais cidades do interior que possuam estrutura médica disponível, porque não basta ter as UTIs, é preciso ter toda a equipe para operar a unidade e atender os pacientes, com vários profissionais e médico intensivista”, garantiu.

Mendes também afirmou que as 30 novas UTIs que estão sendo abertas no Hospital Metropolitano devem ser entregues já na próxima semana. “Todos esses novos leitos de UTI terão respiradores e monitores, assim como toda a estrutura necessária”.

O governador pediu aos prefeitos que concentrem esforços nas medidas contra a doença, como testagem de pacientes já nas unidades de atenção básica. “Quem vai na policlínica precisa ser testado. As prefeituras receberam recursos e testes do Governo Federal. Porque se o paciente testou e já começa um tratamento, talvez nem precise ir no hospital. Mas sem isso, a pessoa já chega mal ao hospital, com o pulmão comprometido e vai direto para a UTI”, disse.
Imprimir