Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Em seis meses de atividades, Núcleo de Cirurgia Bariátrica da Unimed Cuiabá realizou mais de 100 atendimentos

Da Redação - Bruna Bom

Criado com o objetivo de ofertar ações educativa e assistenciais visando o emagrecimento saudável e identificar e prevenir riscos e complicações advindos da cirurgia bariátrica, o Núcleo de Cirurgia Bariátrica da Unimed Cuiabá completa seis meses de atividade. Nesse período, a equipe multidisciplinar composta por médicos nas áreas de endocrinologia, pneumologia e psiquiatria, além da equipe de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos realizou 111 atendimentos.

Leia mais:
Saiba quais os cuidados necessários para ir ao hospital durante a pandemia


Desde a implantação do núcleo, todos os pacientes que pretendem fazer a cirurgia cumprem um circuito de saúde que inclui avaliação psicológica, pneumológica e participação em diversas atividades informativas e de preparação ao procedimento. 

A Diretoria Executiva da Unimed Cuiabá avalia que a iniciativa é um sucesso. Essa também é a avaliação do professor Maicon Gregori Muller de Paula, beneficiários que está sendo acompanhado pelo Núcleo e vive a expectativa da cirurgia.
 
"Decidi pela cirurgia em janeiro devido problemas de saúde. Fui ao médico e recebi uma série de pedidos de exames e de consultas que deveria procurar e fui apresentado ao Núcleo da Unimed e foi muito mais tranquilo porque pude fazer tudo de uma vez. Lá recebi a assistência necessária e mesmo com a chegada da pandemia os médicos continuam me assistindo de forma online. Na semana que vem tenho o oitavo encontro com a psicóloga. O sentimento nesse momento é de ansiedade, mas estou sendo muito bem preparado pela equipe médica, com apoio psicológico e psiquiátrico" afirma.
 
Durante a pandemia, as atividades foram reprogramadas para evitar aglomeração, mas o funcionamento do Núcleo continua. Dos 111 pacientes que ingressaram, 69 já concluíram o processo no Núcleo e caminham para a realização da cirurgia. 

Segundo o diretor-presidente da Unimed Cuiabá, o médico patologista Rubens Carlos de Oliveira Jr., o trabalho do Núcleo é uma segurança para o paciente e um grande apoio para o médico-cirurgião.
 
"A atual gestão da Unimed Cuiabá tem como um dos seus focos o trabalho do médico, valorizando-o como profissional e ser humano. Estruturar meios que dão suporte de cuidado ao paciente é uma das nossas missões. O paciente é do médico, o cliente é da Unimed Cuiabá, nada mais produtivo do que a Cooperativa se tornar parceira do Cooperado no cuidado à saúde", completou o presidente.
 
Como funciona

Para ser indicado à cirurgia bariátrica, o paciente deve cumprir os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Após indicação cirúrgica é encaminhado ao Núcleo de Cirurgia Bariátrica onde agenda a primeira consulta para avaliação e posterior validação do procedimento e inicia-se a primeira fase do acompanhamento.
 
Esta etapa envolve avaliação médica especializada com endocrinologista e psiquiatra e oito encontros de orientação com o objetivo de preparar o paciente para o pré e o pós-operatório. Na segunda etapa, após a realização da cirurgia, o paciente é acompanhado pelo endocrinologista e equipe multidisciplinar que oferecem suporte para a adaptação ao procedimento por 90 dias.

Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Cirurgia Bariátrica da Unimed Cuiabá pelos telefones (65) 3612-8848 e 8849.
Imprimir