Imprimir

Notícias / Política MT

Professor de história, Wilson Santos começa a lecionar sobre como ganhar eleições

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Professor de história de Mato Grosso em escolas e cursinhos pré-vestibulares desde os anos 80, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), dono de uma longa carreira política, ampliou os horizontes e agora está lecionando sobre como vencer as eleições em 2020. O curso online já está disponível e, segundo o parlamentar, servirá como material didático a pessoas interessadas em se candidatar a cargos eletivos.

Leia também
Com voto favorável dos três senadores de MT, Senado aprova PEC que adia eleições municipais

 
Vitorioso em 11 das 15 eleições em que disputou, o deputado explica que os interessados vão adquirir conhecimentos de como trabalhar politicamente no período de pré-campanha e ainda a montar uma equipe estratégica de campanha eleitoral. O curso, inclusive, já pode ser encontrado em vídeos-aulas (veja aqui), pelo valor de R$ 297 com a possibilidade de parcelamento em cartão de crédito ou boleto à vista.
 
Nas aulas, conforme o deputado, o aluno irá encontrar temas como: despertar o interesse da mídia em seu projeto político, elaboração de peças publicitárias, preparação e comportamento em debates eleitorais e trabalhar legalmente com a arrecadação de dinheiro para a campanha. 
 
Há ainda a abordagem de temas contemporâneos como a exploração de mídias sociais em favor de um projeto político e conteúdo relacionado às últimas atualizações da legislação eleitoral.
 
O material foi produzido nos últimos meses pela agência ZF Comunicação e é dividido em 13 módulos. De acordo com o diretor da agência, Tom Queiroz, as vídeos-aulas são de grande valia aos interessados em disputar a eleição, seja para cargos proporcionais ou majoritários.
 
"Os cursos de preparação para a disputa eleitoral são tradicionalmente conduzidos por cientistas políticos, professores, enfim, pelo meio acadêmico. O diferencial é que o Wilson Santos expõe a experiência e o conhecimento de quem já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Cuiabá. É um guia de como vencer as eleições conduzida por quem tem mandato e 32 anos de experiência de vida pública", avalia.
 
Wilson Santos é um dos políticos mais experientes de Mato Grosso. Ele conquistou seu primeiro mandato em 1988, após ser eleito nas urnas vereador por Cuiabá. Em 1990, pelo PDT, elegeu-se deputado estadual, e reeleito em 1994 com a maior votação da história. Em 1998 elegeu-se deputado federal pelo PMDB.
 
Em 2000 concorreu pela primeira vez à prefeitura de Cuiabá, também pelo PMDB, obtendo o terceiro lugar.
 
Já em 2002, pelo PSDB, foi reeleito deputado federal. Em 2004, foi eleito prefeito de Cuiabá em uma disputa de dois turnos. Há duas semanas do pleito, reverteu desvantagem de 20 pontos percentuais, consagrando-se vitorioso. Em 2008, foi reeleito ao cargo, novamente em disputa de dois turnos.
 
Após ser derrotado na disputa ao governo de Mato Grosso em 2010, ocupando o terceiro lugar, Wilson Santos retorna a política em 2014. Desta vez, foi eleito deputado estadual. Em 2016, disputa a Prefeitura de Cuiabá em uma eleição de dois turnos, mas é derrotado. Em 2018, foi reeleito deputado estadual por Mato Grosso.
Imprimir