Imprimir

Notícias / Política MT

Autor de projeto de segurança e fundo do idoso reclama de vetos: "nem precisa de deputado"

Da Redação - Max Aguiar

Dois assuntos considerados de relevância foram vetados pelo governador Mauro Mendes (DEM) e a oposição não conseguiu mudar isso durante a votação desta segunda-feira (29), na sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, para tratar exclusivamente dos vetos do Palácio Paiaguás.

Leia mais:
Deputado sugere que outras categorias do sistema socioeducativo sejam amparadas com a nova reforma da Previdência

Os dois projetos são assinados pelo deputado Silvio Fávaro (PSL), sendo um para a criação do Fundo Estadual do Idoso e outro é sobre o Sistema de Identificação de Veículos em Movimento (Sivem-MT). 

O projeto do idoso teve nove votos para a derrubada do veto, mas não foi o suficiente, pois vence a maioria e a base governista conseguiu 13 votos pela manutenção da assinatura do governador. 

A justificativa de Mauro Mendes é que o projeto é inconstitucional. Fávero ficou muito chateado com a votação. "É impressionante como os projetos que valem para o povo são derrubados pelo governador. Vale lembrar que todos nós um dia seremos idosos e podemos precisar desse fundo, para manter asilos e casas que cuidam dos idosos", disse o deputado. 

Silvio ficou visivelmente abalado e bravo quando soube que seu projeto de monitoramento de veículos em movimento também tinha sido negado pelo governador. Segundo o parlamentar, o projeto ajudaria a Secretaria de Segurança Pública a inibir crimes de roubos de veículos em todo território estadual. 

"É inaceitável. As Polícias Militar e Civil iria agradecer muito a criação desse sistema. O secretário [Alexandre] Bustamante disse que seria muito importante essa questão de monitoramento. Mas o senhor governador vai lá e veta. Eu queria ser lembrado por ter deixado projetos que ajudam o povo, mas não adianta nada aprovar aqui, se chega no Palácio Paiaguás e o governador veta. Isso é incrível. Se for pra ser assim, nem precisa de deputado. Isso tem que mostrado e falado pela imprensa. Governador veta projeto bom para o cidadão. Isso é muito difícil e nos deixa cada dia mais triste", comentou o deputado. 

Além desses dois projetos vetados que tiveram a assinatura mantida, a base governista conseguiu manter mais 10 projetos derrubados. No período da tarde, outros 9 projetos serão colocados em pauta. A tendência é que todos os vetos sejam mantidos, mesmo a oposição se esforçando e votando pela derrubada. 
Imprimir