Imprimir

Notícias / Política MT

Em meio a debate da Previdência, bloco liderado por Janaina ganha adesão de quatro deputados

Da Redação - Max Aguiar

Quatro novos deputados passaram a fazer parte do bloco parlamentar Resistência Democrática dentro da Assembleia Legislativa, liderado pela vice-presidente da Casa de Leis, deputada estadual Janaina Riva (MDB). Antes composto por seis membros, o grupo, que congrega parlamentares de situação e oposição, ganha mais peso na AL e chega a 10 deputados. 

Leia mais:
Deputados criticam política de incentivo fiscal e "falta de sensibilidade" da Sefaz

Com isso, o bloco se equipara ao bloco Assembleia Forte, até então o maior do Poder Legislativo em número de membros, liderado pelo deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM). A intenção desta nova composição, segundo Janaina, é dar mais força e autonomia aos deputados nas votações e comissões.

O bloco, até  então formado pelos deputados Janaina Riva (MDB), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Delegado Claudinei (PSL), João Batista (Pros) e Elizeu Nascimento (DC), ganha a adesão dos deputados Paulo Araújo (PP), Doutor João José (MDB), Thiago Silva (MDB) e Allan Kardec (PDT).

O memorando encaminhado pela líder Janaina Riva na manhã desta quinta-feira (16) ao presidente Eduardo Botelho (DEM), pede ainda que o seja revista a composição das comissões com base na proporcionalidade representativa dos blocos.

“Solicito a Vossa Excelência que sejam tomadas as medidas regimentais adequadas à nova composição do bloco no que diz respeito à composição das comissões permanentes, especiais, de inquérito e demais, com relação à manutenção da proporcionalidade da representatividade parlamentar, bem como que sejam tomadas as demais providências cabíveis”, consta do documento.

A deputada explica que há uma linha de afinidade de pensamento entre os atuais e os novos membros do bloco, mesmo se tratando de um grupo heterogêneo formado por deputados de base e de oposição ao governo.

“Fico extremamente feliz com a adesão desses quatro parlamentares ao nosso bloco. Temos algumas bandeiras em comum e achamos que juntos teremos condições de defende-las com mais força e autonomia, não só em plenário na hora das votações, mas também junto às comissões. Continuamos cada um com sua atuação e posicionamentos de base ou oposição, mas nas pautas comuns a todos nos unimos por aquilo que acreditamos ser o correto a ser defendido pelo grupo, como é a pauta dos servidores públicos, Educação e Segurança, por exemplo”, explica Janaina.

Paulo Araújo (PP), Doutor João José (MDB) e Thiago Silva (MDB), compunham o bloco Assembleia Forte. Allan Kardec (PDT), que estava atuando como secretário de estado, não compunha nenhum bloco até então.

Essa nova formação pode ser um braço forte na briga da reforma da previdência. Há quem diga que o embate será prolongado e de muita discussão, pois esse grupo de deputados agora com mais dois votos: deputado Allan Kardec e Thiag Silva, que não votaram na primeira parte da reforma e agora irão votar junto com os servidores, o que enfraquece a base governista.
Imprimir