Imprimir

Notícias / Cidades

Governo do Estado irá custear serviços médicos durante o período de reforma de hospital

Da Redação - Fabiana Mendes

O Governo de Mato Grosso informou que irá garantir recursos aos municípios que compõem a área de atendimento do Hospital Regional de Barra do Bugres (a 160 quilômetros de Cuiabá), fechado para reforma. O valor será pago mediante os atendimentos de saúde ofertados pelas gestões municipais à população.  
Leia mais:
Hospital Regional é fechado para reforma durante pandemia e população reclama

O fechamento do hospital gerou críticas dos moradores da região, por conta da decisão tomada em plena pandemia do coronavírus. De acordo com um morador de Barra do Bugres, com o fechamento da unidade, a população precisa procurar atendimento em Nova Olimpia (a 40 km da cidade).
 
“É preciso esclarecer à população dessa região que não existe o fato de desativação do Hospital Regional de Barra do Bugres. O que ocorrerá neste momento de transição de gestão entre o Consórcio Intermunicipal e a Secretaria Estadual de Saúde é uma paralisação temporária daquela instalação, que oportunizará uma ampla e moderna reformulação da estrutura física da unidade. O Governo vai reformar, equipar e entregar um hospital com serviços geridos pelo Estado”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. 
 
Segundo informações da assessoria de imprensa, em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (31), com representantes dos municípios circunvizinhos a Barra do Bugres, ficou acordado que a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) assumirá a gestão da unidade e irá repassar recursos via Fundos Municipais, de forma a subsidiar os serviços médicos que eram oferecidos pela unidade regional. O valor do repasse ainda está em análise.
 
“Iremos fazer um aporte de recursos para os municípios da região, para que eles possam contratualizar os serviços necessários para a região até que esse hospital esteja novamente em condições de funcionar. Este já era um hospital com poucos atendimentos realizados, até por força da sua precária infraestrutura e nós vamos modernizar”, avaliou o gestor, ao reforçar que o Governo manterá o padrão de qualidade dos Hospitais Estaduais que já passaram por melhorias estruturais, como Sinop, Santa Casa, Rondonópolis e Metropolitano 

Reunião entre os secretários de Estado, Mauro Carvalho e Gilberto Figueiredo, e os representantes dos municípios da região de Barra do Bugres
 Foto por: Mayke Toscano | Secom
A previsão é de que os investimentos na reforma da unidade alcancem o montante de R$ 3 milhões, uma vez que toda a estrutura do hospital passará por melhorias. Atualmente, o Hospital Regional conta com 66 leitos de enfermaria e os pacientes internados já foram transferidos para outros hospitais.
 
Participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e os prefeitos de Arenápolis, José Mauro Figueiredo; de Denise, Eliane Lins; de Nova Marilândia, Juvenal Alexandre da Silva; de Nova Olímpia, José Elpídio de Moraes Cavalcante; de Santo Afonso, Joabe Almeida dos Santos; de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado; de Tangará da Serra, Fábio Junqueira e o vice-prefeito de Barra do Bugres, Gustavo Abi Rached Cruz. 
 
Também integraram o debate os deputados estaduais Dr. João e Faissal Calil e o deputado federal Dr. Leonardo.
Imprimir