Imprimir

Notícias / Cidades

Umidade do ar em Cuiabá chega em nível próximo a do deserto do Saara

Da Redação - Fabiana Mendes

Com período de estiagem e aumento no número de queimadas, a umidade relativa do ar chegou a 16%, nesta terça-feira (4), nível próximo do encontrado no deserto do Saara, que fica entre 10% e 15%. Para os próximos dias, a previsão é de predomínio de sol e possibilidade de recorde de calor.

Leia mais:
Após mãe ser diagnosticada com Covid-19, bebê xavante morre logo após o parto

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a máxima em Cuiabá nesta quarta-feira (5) é de 36ºC. Conforme o Clima Tempo, a umidade relativa do ar fica entre 14% e 37%.

Na quinta e sexta-feira (6 e 7), os termômetros ficam entre 21ºC e 35ºC. No sábado (8), no entanto, a temperatura sobe e pode atingir 37ºC. No domingo (9), a máxima é de 38ºC e na segunda-feira (10), pode chegar a 39ºC.

Em todos os dias, não há probabilidade de chuva e a umidade relativa do ar deve ficar em níveis abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Abaixo algumas sugestões da Defesa Civil de Cuiabá.
 
1. Ingerir muita água;
2. Evitar exercícios físicos entre 10h e 16h;
3. Evitar grandes aglomerações;
4. Evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado;
5. Utilizar em ambientes internos, baldes com água, toalhas molhadas e umidificadores de ar (no caso dos baldes com água, vale observar se eles ficarão fora do alcance das crianças, eliminando os riscos de afogamento;
6. Evitar exposição direta aos raios solares. Caso exposição seja inevitável, utilizar protetor solar, guarda-sol com proteção UV e roupas leves;
7. Não provocar queimadas.

Confira a classificação dos estados de criticidade definida pela OMS: 

Acima de 30% - Aceitável
Entre 21 e 30% - Estado de Atenção
Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
Abaixo de 12% - Estado de Emergência
Imprimir