Imprimir

Notícias / Cidades

Queimadas aumentam poluição inalável principalmente à noite, mostra estudo da UFMT

Da Redação - Isabela Mercuri

Um estudo realizado pelo professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Rodrigo Marques mostra que as queimadas que acontecem em outros municípios aumentam a quantidade de partículas inaláveis no ar até mesmo em Cuiabá. A maior concentração desta poluição acontece à noite, devido à inversão térmica.

Leia também:
Umidade do ar em Cuiabá chega em nível próximo a do deserto do Saara

Em 2019, Mato grosso foi o estado líder em queimadas em comparação com o ano anterior, segundo dados do Instituto Centro de Vida (ICV), com base na plataforma do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Neste ano, os focos estão crescendo, e o fogo no Pantanal ainda não foi controlado.

A pesquisa do professor foi realizada em 2019, e mostrou que as queimadas provocadas durante o período de seca influenciam para que a concentração de material particulado inalável em Cuiabá seja acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), influenciando negativamente no tempo da capital e na saúde física da população.

Na época, o objetivo era verificar se se as queimadas ocorridas no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães poderiam afetar as concentrações do poluente em Cuiabá. Durante a noite, por conta da inversão térmica, foram encontradas concentrações de poluição chegando a 86,3 µg/m³, com uma média diária de 70,1 µg/m³, sendo que o recomendado pela OMS é que não supere 50 µg/m³. Dos 27 dias amostrados, entre 8 de setembro e 2 de outubro, seis dias não atendiam às recomendações. É necessário ressaltar que as altas concentrações também são causadas pelas queimadas que ocorrem em Cuiabá.

“No período noturno a concentração é maior por conta da inversão térmica, que é comum nos períodos secos e forma uma camada de ar frio próxima da superfície que impede a dispersão dos poluentes. Essas inversões prendem a fumaça e funcionam como se fossem uma tampa. Assim, forma-se uma névoa que não é de umidade, mas sim de fumaça”, explica o professor.

Segundo o docente, em Cuiabá as queimadas são as maiores responsáveis pela emissão de partículas que causam danos à saúde da população e, na região, elas ocorrem em um período em que as condições meteorológicas são as mais favoráveis para o acúmulo de poluentes, quando há escassez de chuvas. Desta forma, aumentam as concentrações de material particulado inalável, podendo provocar problemas respiratórios, cardíacos, renais e neurológicos, além de baixa defesa imunológica.

“A não incidência de chuvas propicia um maior acúmulo de partículas, assim, durante a estação seca as concentrações se elevam e a intensidade das queimadas está diretamente relacionada com a maior ou menor concentração de poluição”, destaca. De acordo com o docente, entre outubro e abril são verificadas baixas concentrações de partículas, caindo para 20 µg/m³, pois cerca de 90% das chuvas ocorrem neste período, o que facilita a dispersão dos poluentes na atmosfera e dificulta as queimadas.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da UFMT, levando em consideração o atual período de seca na região e a pandemia do novo coronavírus e suas consequências para o sistema respiratório da população, “é extremamente importante que as pessoas entendam que não se deve realizar queimadas. Quando observo as características e comorbidades da Covid-19 fica claro que a fumaça pode contribuir para um aumento da gravidade dos casos, incluindo no crescimento do número de óbitos”, finaliza o professor.
Imprimir