Imprimir

Notícias / Cidades

Morre Bispo Dom Pedro Casaldáliga, um dos maiores defensores dos direitos humanos do Brasil

Da Redação - Wesley Santiago

Morreu na manhã deste sábado (08) Dom Pedro Casaldáliga, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso) e Missionário Claretiano. Ele estava internado em estado grave na cidade de Batatais (SP). O óbito foi confirmado pouco depois das 09h30.

Leia mais:
Bispo Dom Pedro Casaldáliga está internado em estado grave com problemas respiratórios

A informação foi confirmada pela Prelazia de São Félix do Araguaia, a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos).

O Bispo estava internado em um hospital por conta de um problema respiratório que se agravou nos últimos dias. De acordo com informações da Igreja Matriz da cidade, o último exame feito no líder religioso indicava que ele não estava infectado com a Covid-19. 

O velório está marcado para acontecer em três locais: Batatais (SP), Ribeirão Cascalheira e São Felix do Araguaia (ambos em Mato Grosso).

Em Batatais, o corpo será velado a partir das 15 horas deste sábado, na capela do Claretiano - Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos. A missa de exéquias será celebrada, em Batatais, no dia 09 de agosto de 2020 às 15h

Em Ribeirão Cascalheira, será velado no Santuário dos Mártires, a partir do dia 10 de agosto, sem previsão de horário de chegada do corpo.

Depois disto, segue para a cidade de São Felix do Araguaia, onde o corpo será velado no Centro Comunitário Tia Irene. Lá, também ocorrerá o sepultamento.

Casaldáliga é conhecido mundialmente por conta de suas batalhas e defesas em prol dos menos favorecidos. Na região do Araguaia ele tem um trabalho prestado a favor de indígenas, quilombolas e sem terras. Na Pastoral da Terra, ele tem trabalho prestado e reconhecido até pelo Vaticano. 

Recentemente, ele assinou uma carta contra o presidente Jair Bolsonaro, citando que o Governo Federal se omite pelos mais pobres. Além de Dom Pedro, outros dois bispos também assinaram a carta e enviaram ao chefe da nação. 

Atualizada às 10h36
Imprimir