Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá retorna à classificação de moderada e apenas uma cidade de MT está com risco alto

Da Redação - Vinicius Mendes

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (10) o Boletim Informativo n°155 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. De acordo com o documento, Cuiabá saiu da lista de "alto" e retornou para a de risco "moderado". O único município do Estado que configura na classificação com risco “alto” para o novo coronavírus é Sorriso.

Leia mais:
Cuiabá retorna à lista de municípios com 'risco alto' de contágio da Covid-19

A capital de Mato Grosso cumpriu, nos meses de junho e julho, a quarentena obrigatória determinada pela Justiça. Nas últimas semanas as medidas foram relaxadas e, na semana passada, Cuiabá havia retornado para a classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus. Este cenário, porém, já mudou novamente.

De acordo com informações contidas no boletim, 18 municípios estão na classificação de risco “moderado” para a disseminação do coronavírus. São eles: Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Cáceres, Várzea Grande, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Paranatinga, Alta Floreta, Tangará Serra, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Colíder, Arenápolis, São Félix do Araguaia e Apiacás.  

Nesta edição, nenhum município de Mato Grosso foi classificado “muito alto”, indicado pela cor vermelha, risco eminente para o coronavírus.

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. 

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT  disponíveis neste link.

O Governo de Estado publicou novo decreto restringido ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19. O Decreto n° 532 foi publicado na edição extra do Diário Oficial de 24 junho. O documento altera as tabelas de classificação de risco, criando uma terceira tabela. Para saber mais informações clique AQUI




Imprimir