Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá registra menos de mil novos casos de Covid-19 pela primeira vez em sete semanas

Da Redação - Isabela Mercuri

A cidade de Cuiabá registrou menos de mil novos casos de coronavírus (Covid-19) pela primeira vez em sete semanas. O dado é do informe epidemiológico divulgado pela Prefeitura, e realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na semana epidemiológica número 32 (2 a 8 de agosto) foram registrados 932 novos casos da doença, uma redução de 16,4% em relação à semana anterior.

Leia também:
Mais dois pastores da Assembleia de Deus morrem; um vítima da Covid-19
 
O informe é divulgado semanalmente com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso publica o Informe Epidemiológico sobre a COVID-19, com o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Gripal - SG e Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG pelo SARS-Cov-2 em residentes no município de Cuiabá.
 
A última vez que o número de novos casos em uma semana foi menor que mil foi na semana número 24, 7 a 13 de junho, quando houve 803 novos casos. Na semana número 26, de 21 a 27 de junho, foi observado o maior número de casos notificados
semanalmente desde o início da epidemia: 1885.
 
Desde então, tem sido verificada uma queda nos novos casos notificados. Mesmo assim, de 21 de junho a 08 de agosto foi registrado 70% do total de casos notificados de COVID-19 desde 14 de março (início da pandemia na capital mato-grossense).
 
Ainda segundo o informe, nesta semana epidemiológica (02 a 08 de agosto) foram 133,1 casos novos notificados diariamente, valor inferior aos das últimas quatro semanas (SE 31: 159,3/dia; SE 30: 167,4/dia; SE 29: 214,6/dia).
 
Apesar da boa notícia, a taxa de incidência de casos em Cuiabá é maior que a do Brasil e que a do estado de Mato Grosso. A taxa de mortalidade também é superior à do estado e do país. Até o dia 8 de agosto, Cuiabá tinha registrado 13.779 casos e 611 mortes de residentes pela Covid-19.

Além disso, segundo os pesquisadores, o índice relativo ao número de casos foi influenciado pela alteração na forma de apresentação de casos que passou a ser pela data de notificação e não mais pela entrada do dado no sistema de informação.
Imprimir