Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá tem taxas de incidência e de mortalidade por Covid-19 mais elevadas que do Brasil e MT

Da Redação - Isabela Mercuri

Apesar da redução no número de novos casos e de óbitos na última semana, Cuiabá tem a taxa de incidência e de mortalidade pelo novo coronavírus (Covid-19) maiores que as do Brasil e do estado de Mato Grosso. Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Cuiabá, que em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) analisou a situação da doença na capital até o último sábado, dia 8 de agosto.

Leia também:
Cuiabá registra menos de mil novos casos de Covid-19 pela primeira vez em sete semanas
 
Até dia 8 de agosto, havia na capital 13.779 casos de Covid-19 de residentes, e 611 mortes pela doença. A taxa de mortalidade é de 99,5 a cada cem mil habitantes, enquanto a de Mato Grosso é de 60,5 a cada cem mil habitantes, e a do Brasil, de 47,8 a cada cem mil.
 
Na última semana, denominada como 32ª semana epidemiológica, houve 58 óbitos (uma média de oito mortes por dia). Em porcentagem, a taxa de letalidade na capital está em 4,4%, maior do que a do Brasil e de Mato Grosso (ambas de 3,3%).
 
Apesar disso, o número de óbitos da última semana foi o menor desde a semana número 27 (28 de junho a 04 de julho). Na semana número 26, 21 a 27 de junho, o número de mortes foi de 55.
 
Segundo os pesquisadores, “o índice relativo ao número de casos foi influenciado pela alteração na forma de apresentação de casos que passou a ser pela data de notificação e não mais pela entrada do dado no sistema de informação, como mencionado anteriormente. Como os dados de óbitos estavam sendo registrados diariamente, ou seja, o quantitativo de mortes apresentado em semanas anteriores é, de fato aquele ocorrido naquelas semanas”.
Imprimir