Imprimir

Notícias / Política MT

Deputado Emanuelzinho anuncia local das obras da Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá

Da Redação - Arthur Santos da Silva

No mês escolhido para a campanha Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher, o deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB) anunciou o local onde será construída a Casa da Mulher Brasileira, em Cuiabá.

Leia também 
Sem garantias de que estará com Medeiros, Selma chama Moraes de amigo e indica possível apoio


Ao lado da primeira-dama, Márcia Pinheiro, o parlamentar afirmou que o trabalho para diminuir os casos de feminicídos e de agressões doméstica é uma das suas principais bandeiras de atuação política. Entre outras ações, o deputado destinou emendas no valor de R$ 1,5 milhão para a construção da instituição na capital mato-grossense.

De acordo com dados do estudo "Violência Doméstica durante a pandemia de Covid-19", realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de casos de feminicídio registrado entre março e abril deste ano cresceu em 150% em Mato Grosso.

“A violência dentro de casa durante a pandemia é algo alarmante e que precisa de ações propositivas para que vidas de brasileiras sejam salvas. Acredito que a Casa da Mulher Brasileira será mais um instrumento de proteção para as mato-grossenses que contarão com apoio de diversos profissionais preparados para lidar com as questões que envolvem o universo feminino”, disse.

A Casa da Mulher Brasileira dispõe de atendimento humanizado para as mulheres. Ela integra no mesmo espaço diferentes serviços especializados que atendem aos mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; juizado especializado em violência doméstica e familiar contra as mulheres; ministério público, defensoria pública; serviço de promoção de autonomia econômica; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

“Em breve, dentro de 1 ano mais ou menos, devemos estar com a Casa pronta aqui em Cuiabá. Este é um sonho que foi construído com o trabalho de muitas pessoas e, graças a Deus, está se iniciando. Já foi definida a área, já foi colocada a placa, agora é só acompanhar”, disse

Emanuelzinho é 1º vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados e, por ter esse tema como uma de suas pautas, é responsável por articular audiências públicas e propor projetos de lei relacionados ao combate à violência contra a mulher.
Imprimir