Imprimir

Notícias / Cidades

Chuva em Cuiabá pode provocar vendavais e estragos, diz especialista

Da Redação - Isabela Mercuri

A frente fria que deve chegar a Cuiabá entre quinta-feira (20) e sexta-feira (21) provavelmente virá acompanhada de muito vento, o que pode causar estragos, em caso de uma possível chuva que está prevista - com pouca possibilidade - para cair amanhã.

Leia também:
Frente fria deve derrubar altas temperaturas e termômetros podem chegar a 8ºC em Cuiabá
 
Segundo o doutor em metereologia pela USP, Rodrigo Marques, quanto maior a diferença de temperatura, maior a velocidade do vento. “Isso pode causar um bom estrago, como vendavais”, explica.
 
Segundo o CPTEC, a temperatura deve cair para 6°C no sábado (22), principalmente durante a madrugada, período em que o frio é mais intenso. “Entretanto, quanto mais perto de sexta, mais confiável a previsão”.
 
Se acaso o frio vier acompanhado de chuva, o estrago pode ser ainda maior. No entanto, a maioria das previsões apontam uma possibilidade baixa de precipitação. “Vi pouca chance de que chova, mas está muito seco. Se logo em seguida vier outra frente, será mais provável”, garante o professor.

Rodrigo é licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), Doutor em Ciências (Meteorologia) pelo Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo - USP (2011). 
Imprimir