Imprimir

Notícias / Cidades

Comissão de Saúde analisa que MT pode estar no início da descida da curva epidêmica

Da Redação - Isabela Mercuri

O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) apresentou nesta segunda-feira (17) à Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso um estudo que aponta que Mato Grosso pode ter atingido o ‘platô’ no número de casos e mortes por Covid-19, e em breve vai iniciar a redução da curva de contaminação.

Leia também:
Calor de quase 40ºC leva multidão ao Coxipó do Ouro e PM é acionada para dispersar aglomeração; vídeo

“É muito provável que nós já estejamos na descida da curva epidêmica, embora mantenhamos um número alto de casos novos todos os dias e grande demanda por leitos de UTI, felizmente sem fila de espera. Há muitas semanas eu estava esperando por números que trouxessem esse cenário”, explicou Lúdio.

Segundo o parlamentar, a redução do número de óbitos registrados diariamente – de 37 para menos de 30 – pode ter sido causada apenas pela atualização atrasada das notificações e os resultados tardios de testes positivos, ou seja, quando o paciente já se encontra na segunda semana de infecção ou até mesmo após a conclusão do ciclo.No entanto, segundo ele, ainda há riscos para a retomada das atividades escolares. Lúdio também considerou precipitado o decreto do governo do estado que restabelece a jornada de trabalho de oito horas diárias para todos os servidores públicos estaduais.
 
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Eugênio (PSB), parabenizou Lúdio Cabral pelos trabalhos e agradeceu ao parlamentar pela contribuição dada à comissão com a elaboração de suas análises e projeções durante a pandemia. “Seus estudos têm engrandecido muito a nossa comissão. Se o governo tivesse escutado mais a Comissão de Saúde e os números levantados por você desde o inicio, talvez pudéssemos ter poupado muitas vidas. Agradeço mais uma vez por esse trabalho que você vem prestando ao povo mato-grossense”.
Imprimir