Imprimir

Notícias / Cidades

Trecho de 10 km da BR-163 é interditado por conta da fumaça provocada pelas queimadas

Da Redação - Fabiana Mendes

Um trecho de 10 quilômetros da BR-163 no município de Diamantino (a 183 km de Cuiabá), teve que ser interditada, na tarde desta quinta-feira (20), por conta da fumaça proveniente de queimadas que ocorrem na região.

Leia mais:
Fumaça está ‘aprisionada’ pelo ar frio da inversão térmica e doutor em meteorologia alerta: setembro é pior

A interdição acontece entre o km 510 e 520. Segundo informações da Concessionária Rota do Oeste, que administra a rodovia, a medida foi tomada por questões de segurança. As equipes operacionais da Concessionária e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão no local sinalizando a pista e orientando os motoristas.

Em recente entrevista ao Olhar Direto, o doutor em meteorologia Rodrigo Marques, explicou sobre o aprisionamento da fumaça na região metropolitana. Segundo ele, o principal problema são as queimadas, mas um fenômeno natural, chamado ‘inversão térmica’, ajuda a piorar a situação. Além disso, ele alerta que, historicamente, o pior mês da seca cuiabana é setembro, então é bom se preparar: o pior ainda está por vir.

“Durante a seca, com pouca umidade do ar, existe um fenômeno parecido com o que acontece no deserto. Durante o dia, temperaturas altas, e à noite, quando a superfície respira, ela fica fria. O ar que está logo acima da superfície esfria, e acontece a inversão térmica, comum neste período. O ar frio é mais pesado, mais denso, e funciona como uma tampa, não deixa a fumaça se dispersar”.

No último dia 2, a neblina e fumaça de uma queimada causaram um acidente com 22 veículos, que deixou oito mortos e 21 feridos, na Região Metropolitana de Curitiba. A visibilidade era tão baixa que ninguém soube descrever exatamente o que aconteceu. Sabe-se que houve uma batida sem gravidade. O motorista de um caminhão que vinha em seguida tentou desviar e acabou provocando um segundo acidente.
Imprimir