Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Programa SOS AVC completa um ano com 937 atendimentos realizados

Da Redação - Fabiana Mendes

O programa SOS AVC, implantado de forma inédita em Mato Grosso pela Prefeitura de Cuiabá, completa um ano de existência, nesta quinta-feira (27), e contabiliza 937 atendimentos realizados e centenas de vidas salvas. A iniciativa conta com profissionais que atuam no Hospital Municipal São Benedito e desde sua criação, tem fortalecido a saúde pública municipal.

Leia mais:
Vacinação do sarampo para pessoas de 20 a 49 anos vai até o dia 31 de agosto

 Segundo informações da assessoria de imprensa, o programa ajuda a salvar vidas por meio de diferentes procedimentos como diagnóstico, trombólise venosa, trombectomia mecânica e tratamento. Além desses, os pacientes atendidos pelo SOS AVC recebem o atendimento ambulatorial, com acompanhamento por três meses, caso necessário. 

Com o empenho de uma equipe liderada pelo médico Dr. Wilson Novaes e formada por outros quatro médicos, três enfermeiras e quatro técnicos de enfermagem, o acolhimento é feito sempre da forma mais rápida e humanizada possível. Os pacientes são encaminhados para o atendimento via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas. 
 
"O público que é mais atendemos são os idosos acima dos 45 anos, que estão mais suscetíveis a doença. Na maioria das vezes, quando é uma pessoa mais jovem, a doença acaba não se confirmando. A nossa orientação é de que, sempre que alguém observar uma pessoa com algum sintoma, acione imediatamente o Samu", explica a enfermeira Gleide Gomes da Silva. 
 
O SOS AVC já recebeu até destaque internacional. No mês de março, técnicos de Cuiabá apresentaram as experiências do programa no Congresso Internacional GSA 2020 - Global Stroke Alliance, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, a iniciativa chamou a atenção outros oitos países, sendo eles Austrália, Áustria, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Equador. 
 
SAIBA MAIS SOBRE O AVC
 
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.
 
Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato. Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes: AVC hemorrágico e AVC isquêmico.
 
SINTOMAS
 
Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
Imprimir