Imprimir

Notícias / Cidades

Bolívia pede apuração sobre morte de 4 chiquitanos confundidos com traficantes pelo Gefron

Da Redação - Fabiana Mendes

O deputado boliviano Alcides Villagomez informou que a Bolívia pediu uma apuração cuidadosa do caso ao representante do Executivo de Mato Grosso, sobre quatro indígenas mortos por policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), em uma região de mata no município de Cáceres (a 220 quilômetros de Cuiabá), na tarde do dia 11 de agosto.  

Leia mais:
Quatro bandidos são mortos em confronto com o Gefron em região de mata

A Ouvidoria Geral de Polícia acompanha uma comitiva que analisa, nesta quarta-feira (02), a morte dos indígenas, que ocupam um território que se distribui nos dois países, nos municípios de Cáceres, em Mato Grosso, e San Mathias, do lado boliviano.

Os Chiquitanos Arcindo Sumbre García, Paulo Pedraza Chore, Yonas Pedraza Tosube e Ezequiel Pedraza Tosube Lopez estavam retornando de uma caçada, carregando as carnes já secas de porcos do mato nas mochilas, quando foram cercados por policiais e se assustaram.

Os policiais relataram que os indígenas, de cidadania boliviana, seriam traficantes e resistiram à abordagem. A comunidade Chiquitano afirma que os homens estavam caçando para levar alimento para as suas famílias. Na suposta troca de tiros nenhum policial foi atingido e nenhuma droga foi apreendida.

O Ouvidor Geral de Polícia de Mato Grosso, Lúcio Andrade, afirmou que “as condições em que os bolivianos foram mortos precisam ser esclarecidas para dar respostas aos familiares”.

Compõem a comitiva representantes da UFMT, Fepoimt, Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade, Centro de Direitos Humanos Dom Máximo Bienes e Conselho Estadual de Direitos Humanos. A Ouvidoria Geral de Polícia é um órgão de controle, externo às forças de segurança.
Imprimir