Imprimir

Notícias / Política MT

Deputado quer abertura das comportas da usina de Manso para amenizar seca

Da Redação - Wesley Santiago

O deputado Romoaldo Júnior (MDB) utilizou a tribuna, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (2), para destacar o sofrimento que as queimadas e falta de chuva vêm causando à região do Lago do Manso e do Pantanal mato-grossense e, consequentemente, ao rio Cuiabá, que se encontra com baixo nível de água. O parlamentar pediu a abertura parcial das comportas da Usina Hidroelétrica de Manso como forma de amenizar a situação.

Leia mais:
Seca faz usina do Manso ficar com menos da metade do volume de água em reservatório

A sugestão foi feita ao presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais, deputado Carlos Avallone (PSDB), para que ele solicite à Furnas Centrais Elétricas, empresa que administra a Usina de Manso, a possibilidade de abertura parcial das comportas da hidrelétrica a fim de aumentar o nível dos rios.

“O Pantanal está seco e o rio Cuiabá com o nível baixíssimo de água. Então por que não se abrir as comportas do Manso? Apesar de não ter conhecimento técnico, acredito que a abertura destas comportas não iria atrapalhar o fornecimento de energia para Cuiabá, já que nós temos um sistema interligado com as usinas do Nortão, de Goiás e de todo o Brasil”, avaliou o parlamentar sobre a abertura parcial das comportas, o que seria suficiente para abastecer as lagoas, "courichos" e afluentes do rio Cuiabá, amenizando um pouco da agonia causada pelas queimadas e por uma das maiores secas da história recente.

Dentro desse contexto, Romoaldo ainda se solidarizou com a iniciativa do deputado Lúdio Cabral (PT), que tem uma audiência pública remota prevista para ser realizada no dia 17 desse mês, em que será amplamente debatida a questão das queimadas no estado.

“Sou favorável ao companheiro Lúdio Cabral em realizar a audiência. Vou mobilizar o segmento necessário para debater a questão, não apenas no Pantanal, mas em todo o estado. São lamentáveis os vídeos que nós temos recebido sobre a quantidade de animais, de peixes, que estão morrendo por conta da seca, das queimadas”.

Por fim, o deputado Carlos Avallone parabenizou a iniciativa de Romoaldo e fortaleceu a parceira em relação ao tema.

Reservatório com menos da metade

Como divulgado nesta semana pelo Olhar Direto, a Usina Hidrelétrica de Manso, localizada em Chapada dos Guimarães, também é uma que está sofrendo com a falta de chuvas que assola a região da baixada cuiabana. O reservatório está com menos da metade do volume de água e com um total 22% menor que o mesmo período do ano passado.

Ao Olhar Direto, Furnas Centrais Elétricas - responsável pela Usina do Manso - informou que o reservatório encontra-se atualmente na elevação 282,45 metros, o que representa volume útil de 45,58%. 

No mesmo período do ano anterior, a elevação registrada foi de 284,34 metros, com volume útil de 67,59%. A Usina de Manso tem capacidade instalada de 212 MW e está operando conforme despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A barragem atua também como uma espécie de ‘defesa’ para os rios. Isso porque evita que as cidades sofram com enchentes. Sem a usina de Manso, é provável que Cuiabá e outros municípios sofressem com as chuvas em períodos intensos.
Imprimir