Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

EUA usam personagens da "Vila Sésamo" para combater gripe suína

AP AFP

O governo americano apelou ao popular programa infantil de TV "Vila Sésamo" para criar uma campanha publicitária que ensina as crianças a se proteger contra a gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1).

Em propagandas televisivas elaboradas pelos departamentos de Saúde e da Educação, as marionetes do programa ensinam as crianças como lavar a mão frequentemente, como conter o espirro com um lenço ou a mão e a ficar em casa se adoecerem.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, até a semana passada foram registrados 8.843 casos da gripe suína, dos quais 556 morreram.

Em Nova York, o prefeito Michael Bloomberg autorizou que as crianças em idade escolar recebam doses gratuitas da nova vacina contra o vírus H1N1 como parte da estratégia para conter uma segunda onda da doença no outono e inverno americanos.

Bloomberg e autoridades sanitárias da cidade devem anunciar a medida nesta terça-feira.

Nenhuma criança será obrigada a receber a vacina, que estará disponível no mercado em meados de outubro. A fórmula será opcional e oferecida a alunos de escolas privadas e públicas.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Imprimir