Imprimir

Notícias / Cidades

Redemoinho de fogo assusta moradores no interior de Mato Grosso; veja vídeos

Da Redação - José Lucas Salvani

Um redemoinho de fogo assustou o fazendeiro Sandro Sebastião Gomes e moradores, nesta quarta-feira (9), em Barão de Melgaço (a 175 km de Cuiabá). O fenômeno foi registrado em vídeos pelo proprietário da fazenda que se assusta e entra dentro de uma casa para se proteger. 

Leia também:
Fogo no Pantanal chega a Parque que hospeda o maior número de onças pintadas do mundo; vídeos

Em um dos vídeos, é possível notar que o fazendeiro está acompanhado de outras pessoas enquanto filma o fenômeno que se aproxima rapidamente. Os indivíduos se assustam e se impressionam. Surpreso, o fazendeiro diz: “meu deus, o que é isso? (...) Cara, o que que é isso?”. Veja abaixo.

 

Quase 6 mil focos de calor

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o pantanal mato-grossense registrou 5.935 focos de calor em agosto, número próximo a maior alta já registrada nesse mês. Em 2005, ocorreram 5.993 focos.

Comparado a 2019, nesse mesmo período, houve um aumento de 351%, quando foram registrados 1.690 focos. O acumulado nos 8 primeiros meses deste ano está em 10.153, contra 10.025 durante todo o ano passado. 

A área queimada também já tomou proporções gigantescas. Somente em agosto foram mais de 1 milhão de hectares queimados conforme dados do INPE, ou seja, no último mês queimou mais que a metade de todo o ano, que soma 1.864.600 de hectares do Pantanal afetados pelo fogo. 

Fogo no Parque Estadual Encontro das Águas

As chamas que atingem todo o pantanal chegaram ao Parque Estadual Encontro das Águas na última segunda-feira (7). O local é conhecido por ser habitado pela maior quantidade de onças pintadas no mundo. Em diversos vídeos encaminhados ao Olhar Direto é possível ver as labaredas de fogo em regiões de mata e também às margens da transpantaneira.
 

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT), na última terça-feira (8) duas novas equipes com viaturas e equipamentos adequados foram enviados a região. Há também equipes que atuam no combate aos incêndios que estão ativos na região do Sesc Porto Cercado e na região da Estrada Transpantaneira.

Com informações de Mídia Hoje.
Imprimir