Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Nível de poluição no ar em Cuiabá ultrapassa o de metrópoles da China e Índia

Da Redação – Fabiana Mendes

Sem chuva há mais de 100 dias, queimadas por quase todo território mato-grossense e recordes históricos de calor, Cuiabá ultrapassou os níveis de poluição encontrados nos locais com situação atmosférica mais graves do planeta. 

Leia mais:
Cuiabá amanhece encoberta por cortina de fumaça novamente e faz aeroporto operar por instrumentos

De acordo com o serviço de monitoramento suíço IQAir, o índice de qualidade do ar nesta terça-feira (15) é de 178 US AQI na Capital, o que é considerado insalubre e muito prejudicial à saúde. Em Chengdu, na China, o US AQI é de 152. Em Nova Deli, capital da Índia, o US AQI registrado é de 157.

Em Cuiabá, também foi encontrado a concentração de 108,3 microgramas por metro cúbico (µg / m³) do poluente PM2.5 (material particulado). O material particulado é resultado de diversos processos, entre eles a agricultura e incêndios.

Nos próximos dias, a situação deve ser ainda pior. Na quarta-feira (16), o índice de qualidade do ar previsto é de 255. Na quinta e sexta-feira (17 e 18), o US AQI pode atingir 400 e 310, respectivamente, segundo o serviço de monitoramento suíço.

A plataforma recomenda aos cuiabanos evitar exercícios ao ar livre, uso de máscara ao ar livre, purificador de ar doméstico e monitor da qualidade do ar doméstico.

Qualidade do ar em Nova Deli

As fontes de poluição da cidade geralmente incluem emissões de veículos, indústria, construção, usinas de energia e queima de resíduos. Os atuais níveis de poluição têm piorado devido às condições climáticas e às ações dos agricultores nos estados vizinhos de Punjab e Haryana, que queimam campos para limpar a terra após a colheita das safras - conhecida como queima de restolho - produzindo fumaça que viaja por grandes distâncias. Raramente há uma diminuição imediata dessa fumaça, já que a temporada de colheita vai até meados de novembro.

No dia 3 de novembro do ano passado, Nova Deli atingiu o maior nível de poluição do planeta. A concentração média de PM2,5 em toda a cidade foi de 509,2 µg / m3, 50. Na época, todas as escolas foram fechadas e a entrada de caminhões foi proibida.
Imprimir