Imprimir

Notícias / Cidades

Após 58 dias entubado na UTI, paciente curado de covid-19 vê novamente o céu de Cuiabá

Da Redação - José Lucas Salvani

Após passar 58 dias entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Edmilson Frazão de Almeida, de 47 anos e vítima grave de Covid-19, pôde ver novamente o céu de Cuiabá. Prestes a receber alta, o paciente curado foi levado até a varanda de seu quarto para prestigiar a vista no último dia 17 de setembro.

Leia mais:
Pela primeira vez, Cuiabá não registra nenhuma morte em decorrência da Covid-19

Internado no Hospital e Maternidade Femina, Edmilson passou 65 dias na UTI, dos quais 58 foram com intubação orotraqueal. "Foram vários dias acordado com tubo na boca, tentando conversar, escrevendo recados, e a esposa dele, a Cláudia, sempre ali do lado, presente. Houve momentos bem difíceis, em que tivemos medo de perdê-lo, mas tudo correu bem e hoje podemos comemorar com muita alegria a vida do seo Ed", descreveu um dos enfermeiros da UTI.

A médica intensivista e visitadora da UTI, Thays Simões, comenta sobre a preocupação contínua de toda a equipe em relação à humanização e o conforto dos pacientes e seus familiares. "É uma enorme vitória do paciente e de toda a equipe do hospital que está ao lado dele, fazendo de tudo e torcendo para que ele se recupere logo. Levar o paciente para ver o céu parece bobagem, mas faz toda a diferença para a recuperação do paciente depois de tanto tempo entubado. Agrega vontade de viver", completa. 

Nenhuma morte registrada em 24h

Desde que foi confirmada a primeira morte pelo novo coronavírus em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem registrando a perda de vidas para a doença. Porém, o boletim do último domingo (28) trouxe notícias esperançosas já que nenhum óbito foi registrado naquelas 24 horas. Apesar das boas novas, a pedida é para que a população continue em alerta máxima, para que a Covid-19 não volte a ganhar força.

Em boletim informativo, a secretaria informou que Cuiabá fechou o domingo com 914 óbitos de residentes. Porém, ainda conforme a pasta, isso não necessariamente quer dizer que nenhuma pessoa morreu nas 24 horas, somente que as unidades de saúde não informaram nenhum registro de óbito.

Desde a primeira morte, a cidade teve interrupções nos registro de óbitos, sendo que eles passaram a ser diários a partir de junho. Porém, apesar de serem notificados naquele dia, eles também podem ser retroativos.

A capital mato-grossense tem 23.726 casos confirmados da doença, sendo que 16.061 estão recuperados. Ao todo, são 300 pessoas internadas, sendo 117 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Outros 49 pacientes também estão na mesma situação, mas apenas com a suspeita da Covid-19.
Imprimir