Imprimir

Notícias / Política MT

Projeto de lei de Barbudo quer proibir multas ambientais de mais de R$ 5 mil

da Redação - Isabela Mercuri

O deputado federal Nelson Barbudo (PSL/MT) apresentou ao Congresso o Projeto de Lei nº 4655/2020, que visa proibir que o valor das multas ambientais seja maior que 3% do valor do imóvel ou cinco mil reais na primeira multa no caso de imóvel rural, e 5% da renda líquida média mensal anual, no caso de estabelecimento comercial rural ou urbano.

Leia também:
Barbudo discorda de candidatura do presidente do PSL a prefeito de Cuiabá
 
Segundo o deputado, o objetivo é racionalizar a cobrança de multas ambientais aplicadas aos produtores rurais e fazer com que as mesmas sejam eficientes. “Ele será um balizador e tratará o tema com responsabilidade, sem atacar o meio ambiente e ainda preservando a conjuntura econômica e o bem-estar social. Sabemos que o produtor rural é o maior interessado na conservação ambiental e hoje há exageros, além de multas impraticáveis, como o embargo de toda uma propriedade muitas vezes por uma infração pequena, praticada na maioria das vezes por desconhecimento do pequeno produtor e até por questões socioeconômicas, de pura necessidade”, afirma.
 
O projeto visa rever a legislação brasileira sempre que necessário. Neste caso, o pedido de alteração é da lei nº 9.605, de 1998. Barbudo reforça que o PL não é leniente com devastação ambiental, muito pelo contrário. 
 
 “De que adianta travar toda a propriedade? De que adianta não incentivar a reparação da área ao mesmo tempo em que se pune e libera o produtor para o trabalho? Qual a vantagem do governo em não receber os valores bilionários das multas? A arrecadação aumentaria muito se os valores fossem exequíveis”, questiona. 
Imprimir