Imprimir

Notícias / Política MT

Democratas rebate pedido de providências de Campos e pede que OAB nacional investigue Emanuel

Da Redação - Max Aguiar

O Diretório Estadual do Democratas de Mato Grosso confirmou que irá solicitar à direção nacional do partido que acione a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para obter informações sobre o andamento das investigações envolvendo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). A informação foi divulgada um dia após a seccional de Mato Grosso da OAB anunciar que pediu providências para a Assembleia Legislativa sobre a denúncia feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de que foi vítima de uso político das delegacias Fazendárias (Defaz) e de Combate à Corrupção (Deccor) para tentar atingir o candidato a reeleição Emanuel Pinheiro (MDB),

Leia mais:
OAB cobra explicações da AL sobre denúncia de uso da Defaz e Decor para perseguição contra Emanuel
Secretário de Saúde de Cuiabá é afastado pela Justiça por sobrepreço na compra de Ivermectina

Na primeira ação movida pelo MDB, partido de Emanuel Pinheiro, ele pede atitude do presidente da OAB-MT Leonardo Campos para que acompanhe a situação de que o governo estaria usando a máquina estatal para poder atingi-lo politicamente. Campos, inclusive, afirmou que já tomou providências e solicitou via ofício informações sobre a denúncia do prefeito ao Ministério Público Estadual (MPE) e à Assembleia Legislativa.  

Já a ação movida pelo DEM cita que Emanuel é alvo de várias investigações, entre elas, o recebimento de propina do ex-governador Silval Barbosa, o caso Caramuru e a suposta delação premiada do ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Correa, que teria denunciado um esquema de desvio e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Cuiabá. Segundo o Democratas, "o prefeito Emanuel Pinheiro segue impune e se beneficiando da atípica morosidade nas investigações de crimes que foram denunciados no decorrer de sua gestão".  

Conforme assessoria do partido, a intenção do Democratas é buscar respostas para as graves acusações envolvendo o prefeito, que é candidato à reeleição, e com isso melhorar a imagem de Capital de Mato Grosso, que ficou prejudicada com a divulgação nacional de um vídeo onde Emanuel Pinheiro é flagrado recebendo dinheiro de suposta propina.  

A direção do DEM informa que o documento solicitando informações será encaminhado para o OAB Nacional nos próximos dias.

Essa ação do Democratas vai de encontro a uma entrevista cedida pelo governador ao site Olhar Direto. Ele questionou a morosidade nos órgãos investigativos e queria uma ação mais ríspida contra o atual prefeito. 

Na inauguração do novo prédio da Secretaria de Educação (Seduc), na quarta-feira (30), Mauro Mendes voltou a criticar o prefeito, dizendo que ele era "malandro de carteirinha e que seria preso em breve". 

Nesta quinta-feira (1), a Delegacia Especializada de Combate a Corrupção (Deccor) e o Ministério Público Estadual, por meio da Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e 10ª Promotoria da Justiça Criminal, deflagraram a operação Overpriced, para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e um afastamento cautelar do secretário municipal de saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho. Nas investigações, foi identificado elevado sobrepreço na aquisição do medicamento ivermectina.
Imprimir