Imprimir

Notícias / Política MT

Kalil quer reeditar projeto de seu pai para revitalizar Passagem da Conceição

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma das principais reclamações do trade turístico de Várzea Grande e Cuiabá está no fato de os visitantes ‘passarem’ por estas cidades apenas para se dirigirem a outros pontos do estado. Kalil Baracat (MDB), candidato à prefeitura de VG, traz algumas propostas para atrair os viajantes e, dentre elas, está ‘reeditar’ um projeto de seu pai, Nico Baracat, para revitalizar a Passagem da Conceição.

Leia também:
Kalil Baracat promete novo pólo industrial, creche de 0 a 3 anos e ETA em até 5 meses

A Passagem da Conceição é uma comunidade localizada à beira do rio Cuiabá, onde está construída uma igreja de Nossa Senhora da Conceição. A região é conhecida como um bom local para banho (apesar de alguns trechos do rio serem perigosos), e também pela rica gastronomia.

Quando era Secretário de Estado de Cidades, por volta de 2012, Nico Baracat chegou a fazer um projeto para revitalizar o local, que foi interrompido com sua morte repentina. “Ele fez um lindo projeto, buscou recursos no Prodetur para fazer o investimento. Mas Deus o levou antes do tempo. Isso já era para estar pronto. Eu vou resgatar esse projeto para que eu consiga, com o prefeito, fazer isso na Passagem da Conceição. Até porque minha família toda é de lá. O meu avô é de lá, nascido na Passagem da Conceição. Eu sou Várzea-grandense, tenho um carinho por toda a cidade, mas a passagem da conceição, Bonsucesso, são lugares que moram no nosso coração”, declarou Kalil, em entrevista ao Olhar Direto.

Segundo o candidato, a revitalização seria feita com a instalação de um calçadão, onde comerciantes poderiam vender artesanato, alimentos, dentre outros, além de reformar a região próxima ao rio e a igreja.

Para além da passagem, Kalil quer também implantar um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Várzea Grande e um Centro de Convenções. “Para que a gente consiga atrair turismo empresarial para Várzea Grande, e que isso seja um atrativo turístico para a cidade, e para a região também. Porque a gente fomenta nossa gastronomia, nossa rede hoteleira, enfim, que essas pessoas que vêm pra Várzea Grande, através do turismo, que venha para esse turismo empresarial, fique aqui e esse recurso gire aqui no município, fomente a nossa cidade”, declara o candidato.

Outros dois projetos já estão em andamento na gestão da prefeita Lucimar Campos (DEM): a orla da Alameda Julio Muller e o Parque Berneck. Os dois, segundo Kalil, devem ser entregues ainda neste ano, “Um ponto formidável, um projeto lindo. À margem do rio Cuiabá, vai ter um píer, mirante, espaço cultural, lanchonetes, pista de caminhada, vai revitalizar toda nossa orla da Alameda Julio Muller. Vai ser um ponto turístico, atrativo, comercial, gastronômico, onde a Várzea Grande ganha muito com esse espaço”, comemora.
Imprimir