Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Vacinação indígena é tema de curso em Juara

Da Assessoria - Funai

Com a finalidade de promover melhorias na imunização dos povos indígenas de Mato Grosso, a Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está  realizando,  desde segunda-feira (31), o curso de ‘Vacinação e Rede de Frio’. O objetivo é capacitar Equipes Multidisciplinares das de Saúde Indígena (Ems) dos municípios de Colíder e Juara, bem como estabelecer uma melhor integração com os profissionais de saúde que atuam no município.

O curso acontece  até o próximo dia 05, no Pólo Regional de Saúde de Juara e visa atualizar enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem sobre os cuidados na vacinação, desde o processo de armazenagem, conservação, manipulação, distribuição, transporte e aplicação. O intuito é de assegurar que todos os imunobiológicos administrados mantenham suas características iniciais, a fim de conferir, de forma eficaz, a imunidade dos pacientes indígenas.

De acordo com a pesquisadora da Funasa, Maria Luisa da Cunha - responsável pela capacitação - o curso pretende familiarizar os profissionais de saúde que atuam nos municípios aos trabalhos da Fundação, uma vez que o subsistema de saúde indígena é parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Inicialmente, a parceria foi estabelecida juntamente com a coordenação do Escritório Regional de Saúde de Juara, onde foram disponibilizados técnicos para ministrar a parte teórica dos conteúdos, além de profissionais que atuam na área de saúde no sentido de melhor conhecer as particularidades indígenas e o calendário diferenciado de vacina. Assim, pretendemos melhorar o entrosamento entre os principais atores no atendimento aos índios”, destaca Cunha.

A vacina reforça a imunidade do organismo, prevenindo o surgimento de doenças causadas por vírus e bactérias específicas. Desta forma, ajuda o sistema imunológico a estabelecer meios de defesa contra esses microorganismos. Portanto, a boa manipulação e aplicação podem contribuir grandemente na manutenção da saúde dos povos indígenas do Estado.
Imprimir