Imprimir

Notícias / Política MT

Coronel Fernanda e Fávaro encostam em Procurador Mauro na corrida ao Senado em Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

Sexta rodada de pesquisa de intenções de voto do Instituto Olhar Dados, publicada com exclusividade pelo Olhar Direto, mostra que o candidato do PSOL, Procurador Mauro, continua a ser o preferido dos cuiabanos para garantir a vaga deixada pela juíza aposentada Selma Arruda no Senado Federal, nas eleições que acontecem este ano. Porém, o cantor de lambadão já vê pelo retrovisor o crescimento da candidata Cel Fernanda, apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de Carlos Fávaro, preferido do governador Mauro Mendes (DEM).

Leia mais:
Emanuel segue em primeiro e Abílio ultrapassa Roberto França na corrida à Prefeitura de Cuiabá
 
Em um cenário estimulado, em que uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor, Procurador Mauro aparece com 13,2% das intenções de voto. O candidato do PSOL teve uma queda significativa já que na última rodada aparecia com 17,3% da preferência dos ouvidos no levantamento.
 
Logo na sequência, na segunda colocação, está a Coronel Fernanda, com 10,7% das intenções de votos dos cuiabanos. Na rodada anterior, ela figurava com apenas 3% da preferência dos ouvidos na pesquisa.
 
Em seguida, a lista traz Carlos Fávaro, que nesta sexta pesquisa aparece com 10,1% das intenções de votos. Na rodada anterior, o candidato apoiado por Mauro Mendes tinha 8,2%.
 
Logo em seguida aparecem os seguintes candidatos: Nilson Leitão (9,4%); Pedro Taques (8,7%); Elizeu Nascimento (6,4%); José Medeiros (3,5%); Euclides Ribeiro (0,8%); Valdir Barranco (0,7%); Feliciano Azuaga (0,3%); Reinaldo Moraes (0,2%). Do total de entrevistados, 30,2% não souberam ou responderam ao questionamento e 5,9% votariam em branco, nulo ou nenhum.



Espontânea
 
Na pesquisa espontânea, modalidade em que o nome dos candidatos não é apresentado ao entrevistado, quem está à frente também é o Procurador Mauro, com 7,5% das intenções de voto. Depois, aparecem: Cel Fernanda (7,4%); Nilson Leitão (7%); Carlos Fávaro (6%): Pedro Taques (5,5%); Elizeu Nascimento (2,8%); José Medeiros (1,8%); Euclides Ribeiro (1%); Valdir Barranco (0,5%); Reinaldo Moraes (0,2%).
 
Do total de entrevistados, 52,9% não souberam ou responderam ao questionamento e 7,2% votariam em branco, nulo ou nenhum.



Rejeição
 
Quem continua a ter bastante rejeição para o Senado entre os cuiabanos é o ex-governador Pedro Taques (SD). O nome dele desagrada a 20,1% dos entrevistados. Depois, aparecem na lista: Carlos Fávaro (6,2%); Nilson Leitão (5%); Procurador Mauro (2,3%); Elizeu Nascimento (1,5%); Cel Fernanda (1%); Euclides Ribeiro (1%); Valdir Barranco (0,5%); Reinaldo Moraes (0,3%); Feliciano Azuaga (0,2%); José Medeiros (0,2%).
 
Dos entrevistados nesta modalidade, 55,9% preferiram ou não souberam responder e 5,7% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum.



A pesquisa
 
O levantamento Olhar Dados é produzido e publicado com exclusividade pelo portal Olhar Direto. Neste levantamento o instituto realizou 597 entrevistas entre os dias 24 e 26 de outubro para captar a percepção geral da população de Cuiabá a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
 
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob a inscrição MT-03106/2020. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

A pesquisa anterior foi realizada entre os dias 10 e 12 de outubro (veja aqui).
Imprimir