Imprimir

Notícias / Variedades

O que é nuvem híbrida?

Da Assessoria - Webfoco

O que é nuvem híbrida?

Atualmente, as empresas têm necessidades mais complexas de hospedagem de dados e outras atividades da companhia, uma simples nuvem pode não atender a essas necessidades para muitas empresas, sendo assim, usar a estratégia de uma nuvem híbrida é a opção mais viável.

De acordo com a empresa de pesquisa do setor de tecnologia, a 451 Research, 68% das empresas estão escolhendo a nuvem híbrida ao investir em estratégias de TI dentro e fora de suas instalações.

Pensando nesse crescimento e importância que a hybrid cloud tem dentro das companhias, explicaremos o que é a nuvem híbrida e o que você precisa saber sobre ela. Continue lendo e saiba mais.


Nuvem híbrida

A nuvem híbrida é uma solução de cloud computing que combina uma nuvem privada com serviços de uma nuvem pública, fazendo com que dados e aplicativos sejam compartilhados entre eles, oferecendo maior flexibilidade para as empresas.

O principal objetivo é atender uma gama de casos de usos e cenários de implantação complexa. Com a nuvem híbrida, uma companhia pode armazenar dados em uma nuvem privada ou com o data center migration e, ao mesmo tempo, alavancar seus recursos computacionais de uma nuvem pública.

Diante disso, grandes empresas estão concentradas em fazer a implantação da nuvem privada para maximizar a eficiência e minimizar gastos, benefícios que a nuvem híbrida entrega aos usuários.

Como ela funciona?

As nuvens públicas e privadas funcionam nas soluções em nuvem híbrida do mesmo modo que nuvens independentes, ou seja:

Com uma rede de área local, rede ampla, rede privada virtual ou em interfaces de programação de aplicações (APIs) que conectam diversos computadores;

Através de virtualização, containers ou armazenamentos definidos por softwares;

Por um software de gerenciamento que aloca esses recursos em ambientes no qual as aplicações precisam ser executadas.A interconectividade é a única maneira para que as nuvens híbridas funcionem, por esse motivo elas são a base da computação em borda — paradigma de computação distribuído que aproxima a computação e o armazenamento de dados do local onde é necessário.
 
Vantagens da nuvem híbrida

Assim como todos os serviços de cloud optimization, a nuvem híbrida oferece inúmeros benefícios aos usuários. Confira as principais vantagens da nuvem híbrida:
Segurança: a segurança é uma das maiores preocupações de todas as empresas, especialmente para manter a confiança do cliente e proteger os dados do próprio negócio;

Agilidade: com a nuvem híbrida, é possível implantar de forma mais rápida aplicações para atender as demandas dos clientes, além da possibilidade de explorar as oportunidades de negócios;

Mobilidade: ela também permite com que você execute aplicações na plataforma certa, aproveitando todos os recursos disponíveis;

Custo: a hybrid cloud faz a otimização de cargas de trabalho e de compartilhamento de recursos, ajudando a minimizar custos.Adote esse sistema em sua empresa e usufrua desses benefícios!
Imprimir