Imprimir

Notícias / Cidades

Diretores de Cuiabá e Alta Floresta disputam eleição para reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso

Da Redação - Vinicius Mendes

Os professores Deiver Alessandro Teixeira e Júlio Cesar dos Santos concorrem ao cargo de reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A eleição está prevista para ocorrer no dia 4 de dezembro. Deiver já é diretor do Campus Cuiabá – Bela Vista e Júlio Cesar é diretor do Campus Alta Floresta.
 
Leia mais:
Executiva do PSDB quer a cassação de Toninho de Souza por não apoiar Leitão e pedir voto a Fávaro
 
O Movimento “IF+” registrou, na semana passada, 13 candidatos a diretores de campus e lançou o professor Deiver Alessandro Teixeira como candidato a reitor do Instituto Federal de Mato Grosso. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (6).
 
O IF+ nasceu após um grupo de professores, técnicos administrativos e alunos discordar da forma como a atual gestão, comandada pelo atual reitor Willian de Paula, que faz parte do grupo que conduz a instituição há anos.
 
Já o professor de história e atual diretor do campus de Alta Floresta, Julio Santos é o outro candidato à reitoria do IFMT. Ele afirma que tem como vantagem na disputa o fato de ter apoio da maioria dos diretores e candidatos dos campi. Com perfil agregador e de gestor eficiente, Julio Santos foi responsável pela implantação e construção do campus de Alta Floresta, uma das unidades mais bem estruturadas da rede em Mato Grosso.
 
As eleições no IFMT começam oficialmente neste sábado e o pleito acontece no próximo dia 4 de dezembro em todos os campi. Estão aptos a votar cerca de 25 mil eleitores em todo o estado, entre professores, técnicos administrativos e alunos. Na mesma data também serão realizadas eleições para a direção-geral de 18 campi do Instituto no Estado.
 
Ao todo, o IFMT possui 19 campi e 5 núcleos avançados, em 2020 seu orçamento foi superior a R$ 450 milhões.
 
Deiver
 
Com forte discurso de renovação, Deiver Teixeira, que atualmente é diretor do campus Cuiabá Bela Vista, promete mudar a forma como o IFMT é administrado, dando mais autonomia, transparência e protagonismo aos campi, além de valorizar mais os servidores e respeitar os discentes.
 
“Nós vamos iniciar, sim, o nosso processo de renovação, de mudança e de transformação do nosso IFMT. Por anos, o Instituto tem ficado a mercê da inércia. Nós precisamos revigorar a todos nós servidores e trazer de volta o brilho a todos os campi do Instituto”, declarou o professor Deiver Teixeira, ao registrar a sua candidatura, na reitoria, na última sexta.
 
O candidato ainda pontuou que, em sua gestão, o IFMT será inserido dentro da sociedade como agente de mudança para a região.
 
Júlio
 
Com a pandemia do Coronavírus, por meio de parcerias, Júlio Cesar construiu um laboratório de biologia molecular para testes Covid-19 do tipo RT-PCR em Alta Floresta.
 
Essa ação foi considerada uma conquista para a instituição e para a região que passou a realizar testes para sete municípios. Antes as prefeituras tinham que enviar os testes para Cuiabá e o resultado demorava até 15 dias. Agora os resultados ficam prontos em no máximo 48h. Para os grupos de risco, como profissionais da saúde e policiais, os testes ficam prontos em cinco horas.
 
Com o lema de campanha "Juntos pelo IFMT", Julio afirma que irá fazer uma gestão democrática,  ouvindo a todos. "Nossa Instituição é de excelência em Mato Grosso. Alunos e servidores têm orgulho de fazer parte do IFMT. Nós formamos pessoas preparadas para o mercado de trabalho e também contribuímos com a sociedade.  Nosso foco será na estruturação física e nas condições de trabalho de pesquisa e extensão para os nossos servidores e alunos", disse o candidato.
 
Antes de ser designado para dirigir a implantação do campus de Alta Floresta, Julio trabalhou na reitoria no projeto de expansão das unidades pelo interior nos anos de 2013 e 2014. Com esse trabalho, sete campi foram criados, proporcionando mais oportunidade de acesso ao ensino tecnológico para a população de Mato Grosso.
 
"Mesmo com os cortes de verbas para as Universidades e Institutos Federais, vamos continuar trabalhando pela melhoria da estrutura física de todas as unidades e na melhoria das condições de trabalho dos nossos servidores", disse Julio.
 
Imprimir