Imprimir

Notícias / Política BR

Delegado Protógenes Queiroz confirma filiação ao PC do B

Folha Online

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz confirmou na tarde desta quarta-feira que vai se filiar ao PC do B e deverá se candidatar a algum cargo por São Paulo nas eleições de 2010.

Protógenes --que coordenou a primeira fase da Operação Satiagraha na PF, deflagrada no ano passado e que tinha como alvo o banqueiro Daniel Dantas-- disse que tomou a decisão diante de um "clamor popular" e que agora "tocará seu atabaque mais forte" --em uma alusão ao poema "O Tocador de Atabaque", de Eduardo Alves da Costa.

A opção pelo PC do B se deu, segundo o delegado, após conversas com figuras importantes de diversos partidos. Ao longo dos últimos meses, Protógenes foi "namorado" por diversas siglas, como o PSOL e o PTB. "Muitos partidos se preocupam com o seu projeto de poder próprio, e não da nação, como é o caso do PC do B", disse.
Daqui em diante, Protógenes pretende ser "um aliado do governo Lula" e enfrentar a corrupção, negando participação do presidente em escândalos deste tipo. "Lula não tem como saber de tudo [os atos ilícitos]. Ele não é um semi-deus para estar em todos os lugares. Minha função será exatamente ajudar nisso", disse. "Vou provar que essa administração [de Lula] foi a melhor para o projeto Brasil."

Protógenes assinará a carta de filiação ao PC do B no próximo dia 7, em São Paulo. "Seria um ato singelo, mas por uma exigência popular se optou por um simbolismo maior", explicou.

Pesquisas


Questionado sobre qual cargo deverá ser candidato, Protógenes desconversou. Segundo ele, essa decisão dependerá do que as pesquisas dirão e das costuras em torno das candidaturas majoritárias.

"Isso ficará decidido três meses antes da eleição, logo assim a legislação eleitoral permitir, e porque ainda há uma avaliação de um grupo suprapartidário coordenado do PC do B que se forma em torno do ingresso do Protógenes ao PC do B", disse o delegado.

O grupo suprapartidário citado por Protógenes, no caso, seria formado por pessoas com quem ele conversou nos últimos meses, enquanto analisava por qual partido pretendia se filiar.

Segundo uma pesquisa encomendada pelo PC do B em São Paulo, Protógenes teria uma grande chance de se eleger senador --estaria atrás apenas de Geraldo Alckmin (PSDB), que pode disputar tanto a vaga no Senado como para voltar ao Palácio dos Bandeirantes. Além disso, se disputasse uma vaga na Câmara, poderia ter uma votação capaz de "carregar" consigo mais alguns candidatos do partido.

Apesar da possível candidatura em São Paulo, o delegado continuará com uma "agenda nacional pesada", em prol das necessidades do partido em nível federal.
Imprimir