Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Sugerido o afastamento de grávidas do atendimento

De Rondonópolis Dayane Pozzer C/ Informações CMR

Os dois casos de vítimas fatais da nova gripe com origem em Mato Grosso  estão diretamente ligados à cidade de Rondonópolis. O primeiro caso foi vítima fatal foi de uma mulher que mrreu em Toledo, no Paraná, mas pode ter contraído a doença na cidade. O segundo caso foi da jovem de 26 anos portadora da Síndrome de Down, que deu entrada no Hospital Regional Irmã Elza Geovanella, dia 24, e foi à [obito com problemas respiratórios.

Em razão disso o vereador Mohamed Zaher defende que haja mudança na funções exercidas por mulheres no  atendimento ao público.  Ele quer que elas sejam remanejadas para setores administrativos como forma de prevenção à gripe tipo A (H1N1).

O vereador lembrou que as mulheres grávidas estão no grupo de risco do Ministério da Saúde. “Estas mulheres esperam novas vidas em seus ventres e estão trabalhando preocupadas pelo contato diário com várias pessoas. Se há uma forma de reduzirmos o contato destas mulheres com a população estaremos trabalhando na prevenção da gripe neste grupo”, ressaltou o vereador.

Para Mohamed as reuniões realizadas para a prevenção da gripe suína estão sendo realizadas tarde demais na cidade e diante da confirmação de duas mortes pela doença, duas mulheres, há que se preservar as gestantes do risco de contágio.

O vereador aproveitou para lembrar a população que segundo estatística do Ministério da Saúde 70% dos casos de gripe do país, já são causadas pelo vírus influenza H1N1. “Assim que os sintomas da gripe de agravarem, o paciente deve procurar uma unidade de saúde”, concluiu.
Imprimir