Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Marina Silva é homenageada com nome de nova espécie de marsupial descoberta por pesquisadores da UFMT

Da Redação - José Lucas Salvani

A ex-Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi homenageada com tendo seu nome dado a uma nova espécie de marsupial descoberta por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Esta é a segunda vez que a ex-parlamentar recebe uma homenagem desta forma. A primeira aconteceu com uma espécie de vegetal, a Tibouchina marinana.

Leia mais:
Sicredi apoia projeto ambiental e neutraliza mais de 35 mil toneladas de gases de efeito estufa

Marina Silva utilizou suas redes sociais para agradecer no último domingo (6) aos pesquisadores Claudilívia Ferreira, Ana Cristina Mendes de Oliveira, Luan Gabriel Lima-Silva e Rogério Vieira Rossi, do Instituto de Biociências, da UFMT. No agradecimento, a ex-ministra brincou e disse que se identificou com o animal, que foi batizado de Marmosops marina.

“Aprendi a olhar e distinguir todo tipo de vida, animal e vegetal, com meus parentes e amigos que viviam na floresta. Conheço não apenas as aplicações práticas desse saber, mas também o encanto e a riqueza espiritual que ele proporciona. E até confesso que me identifiquei pessoalmente com esse marsupial, pequeno, magrinho e de olheiras escuras, pesquisado pela equipe de Mato Grosso. Por isso agradeço, sensibilizada, esse verdadeiro presente no mês do Natal”.

Os marsupiais compõem uma classe de mamíferos vivíparos, isto é, aqueles que se desenvolvem no útero e nascem precocemente, terminando o desenvolvimento dentro de uma bolsa de pele da mãe. As espécies mais conhecidas mundialmente são os cangurus e os coalas, enquanto aqui no Brasil há os gambás e as cuícas.
Imprimir