Imprimir

Notícias / Política MT

Secretário de educação discute protocolos de biossegurança para retorno das aulas em fevereiro

Da Redação - Isabela Mercuri

As aulas presenciais no ensino estadual de Mato Grosso devem voltar a acontecer já no dia 1º de fevereiro de 2020, com sistema de ‘rodízio’ entre os alunos. Nesta semana, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participou de uma reunião sobre os protocolos de biossegurança e o planejamento técnico de retorno. A pauta já foi discutida com representantes dos Poderes, instituições, secretários de municípios e membros do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso.

Leia também:
Estudantes de medicina da Unemat fazem manifestação pedindo retorno de aulas presenciais; veja vídeo

De acordo com a assessoria, o mais recente encontro reuniu os membros do Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Controladoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Estado e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“Foram importantes diálogos que tivemos. Uma oportunidade de explicar em detalhes e esclarecer as dúvidas sobre o processo de preparo das escolas que a Seduc vem executando para garantir o retorno das atividades de ensino. Garantindo toda a segurança e prevenção ao coronavírus diante dos profissionais e estudantes da rede”, diz o secretário.

No encontro virtual, a secretária adjunta de Gestão Educacional, Irene Costa, apresentou em detalhes, o planejamento dos protocolos de biossegurança contra o coronavírus que serão implantadas nas 759 escolas da rede estadual de ensino antes do retorno às aulas.

Segundo a gestora, em todas as unidades serão implantadas medidas de controle exigidas pelas autoridades de Saúde. A Seduc vai destinar um orçamento para compra dos materiais: álcool em gel, máscara, termômetro, e outros recursos para materiais da demarcação dos espaços de distanciamento. Detalhe sobre os procedimentos já foi publicado na edição do Diário Oficial da União, do dia 16 de novembro.

A secretária esclareceu que já iniciou o diálogo com os municípios para adequar também o transporte escolar às normas de biossegurança. "Teremos protocolo para trabalhar no transporte escolar, em conjunto com práticas recomendadas dos profissionais da saúde", afirmou Irene Costa.

O secretário Alan Porto explicou que para a construção de todo o planejamento, a Seduc conta com apoio dos profissionais da saúde do Estado. "Estamos estudando com a equipe da Secretaria de Saúde (SES) e técnicos especialistas a melhor maneira para proteger nossos alunos, professores e todos os profissionais da educação no Estado no retorno às aulas", explica o secretário Alan Porto.
Imprimir