Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Unidades de saúde de Cuiabá têm sistema informatizado de gestão com prontuário eletrônico

Da Redação - Bruna Bom

Um novo sistema informatizado de gestão implantado no Hospital Municipal de Cuiabá, Pronto Socorro e na Policlínica do Verdão promete trazer mais agilidade e segurança para os pacientes e transparência na gestão hospitalar do município. O aplicativo faz o controle desde a chegada até a saída do paciente e ajuda a otimizar a gestão de materiais e medicamentos.

Leia mais:
Hospital de Câncer irá paralisar atendimentos por falta de repasse de R$6,3 milhões da Prefeitura de Cuiabá

Desenvolvido pela empresa de inteligência digital e tecnologia da informação Log Lab, as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) do Verdão, da Morada do Ouro e do Pascoal Ramos também já informatizaram o atendimento. A expectativa é de que o modelo também seja implantado no Pedra 90 nos próximos dias.

Conforme explicou o gerente de projetos da empresa, Marcos Fleitas, o sistema é integrado com o Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá. Por isso, é possível fazer o controle desde a solicitação até o recebimento dos materiais utilizados durante os atendimentos.

“Informatização é totalmente customizada conforme a necessidade do município, gerando indicadores, dados, controles, relatórios e principalmente o prontuário eletrônico, que é integrado com todas as unidades”, explicou.

O prontuário eletrônico permite que o médico possa analisar informações das consultas anteriores, assim como as prescrições de medicamentos e saber o histórico do paciente. O cadastro prévio no sistema da unidade de saúde também ajuda a evitar a demora no atendimento.

“Pelo sistema, a Secretaria Municipal de Saúde consegue acompanhar, em tempo real, o atendimento e a quantidade de pacientes. Dados elaborados ajudam, inclusive, na tomada de decisões. Transparência nos atendimentos melhora a organização e facilita a distribuição de recursos humanos”, pontuou Freitas.
Imprimir