Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Promotores participarão de ações para o controle da gripe

De Rondonópolis - Dayane Pozzer

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça da Cidadania de Rondonópolis, promoveu ontem uma entrevista coletiva com o objetivo de apresentar os resultados da reunião com a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica do município sobre o vírus H1N1 (gripe suína).

As medidas de contenção ao vírus foram os principais assuntos discutidos durante o encontro, além da permanência de pessoas em escolas, hospitais e eventos festivos. Segundo o promotor de justiça, Ari Madeira, estabelecimentos da cidade que têm aglomeração de pessoas estão sendo orientados a seguirem algumas medidas. Caso não adotem as regras de prevenção, o trabalho passa a ser punitivo.

Entre as medidas, o MP quer que os locais ofereçam álcool em gel para a higienização das mãos e mais ventilação nos ambientes. O órgão trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde na prevenção à doença. Segundo o promotor Ari Madeira, os cuidados devem começar em casa. “Cada pai e cada mãe deve cuidar do seu núcleo familiar”, orientou ele.

Rondonópolis teve confirmados até agora três casos de gripe A, dos quais dois resultaram em óbito. A Vigilância Epidemiológica do município aguarda o resultado de mais sete exames de pessoas com suspeita de ter contraído a gripe suína. No entanto, a Secretaria de Saúde informa que a doença está sob controle e que o município está preparado para atender novos casos.
Imprimir