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Notícias / Educação

Orientações curriculares de Mato Grosso entram na segunda fase de debates

Da Redação - Seduc/MT

O Conselho Nacional de Educação iniciou, no final de agosto, uma série de audiências públicas para revisar as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do país, que não sofrem alterações há 10 anos. Mato Grosso pretende publicar, pela primeira vez em sua história, as Orientações Curriculares estaduais para o Ensino Fundamental e Médio. Este processo de discussão começou nas escolas no ano passado e a expectativa é de sua conclusão em dezembro ou início de 2010.

Conforme a superintendente de Educação Básica da Seduc, Aidê Fátima de Campos, no momento está sendo revisada a primeira parte do trabalho para o Ensino Médio e sistematizadas as propostas definidas para o Ensino Fundamental. Nesta primeira parte, foram construídas as concepções gerais para os currículos do Ensino Fundamental e Médio.

Na segunda parte, estão sendo debatidas as propostas de concepção das orientações curriculares por área do conhecimento, por disciplina e o quadro de capacidades e descritores. Aidê Fátima informa que esta segunda parte deve ser finalizada em Fóruns Regionais, que devem ser realizados na segunda quinzena de outubro, nas seguintes localidades: Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop e Cuiabá.

Antes de seguirem para o debate e aprimoramento nas escolas, as propostas já elaboradas por consultores foram enviadas aos Cefapros. A superintendente explica que isso é necessário por que são os professores formadores destas unidades que fomentam o processo de discussão nas escolas. Depois deste processo, a segunda parte do trabalho também será sistematiza e corrigida, antes de unificadas para a publicação.

As orientações curriculares que estão sendo construídas procuram levar às escolas a concepção de educação que deve nortear as políticas educacionais pretendidas para o estado, dentro de parâmetros estabelecidos pelas diretrizes nacionais.
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