Imprimir

Notícias / Política MT

MT receberá dez pacientes com Covid-19 de Rondônia e abrirá 70 novas UTIs em até duas semanas

Da Redação - Wesley Santiago/Do Local - Max Aguiar

Mato Grosso receberá, a partir desta terça-feira (26), dez pacientes de Rondônia, infectados com o novo coronavírus, que estão à procura de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), devido ao colapso no sistema de Saúde daquele Estado. Além disto, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que mais 70 leitos devem ser abertos em até duas semanas. 

Leia também:
Secretário afirma que MT está à beira de colapso e já transfere pacientes por superlotação

“Ontem (25), tomamos uma decisão, eu e o secretário Gilberto [Figueiredo] atendendo a um pedido feito pelo governador de Rondônia e o Ministério da Saúde. Disponibilizamos dez leitos de UTI para receber nossos irmãos, vizinhos de Rondônia, que estão precisando, já que houve um colapso na Saúde de lá. A exemplo do que muitos Estados próximos de Manaus estão fazendo”, disse o governador Mauro Mendes.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, os pacientes de Rondônia devem começar a chegar a partir de hoje a Mato Grosso. Não foi informado para quais unidades eles estão sendo levados.

Ainda conforme Gilberto, Mato Grosso está em fase adiantada de contratação de mais 70 leitos de UTI no Estado, sendo dez em Rondonópolis e a mesma quantidade em Primavera do Leste e Sinop, além de mais 40 no Hospital Santa Casa, em Cuiabá. A expectativa é que em até duas semanas eles já estejam operando.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (25.01), 209.004 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.993 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 272 internações em UTIs públicas e 298 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 67,67% para UTIs adulto e em 34% para enfermarias adulto.

Nesta segunda-feira (25), o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que Mato Grosso está “à beira de um colapso”, e que algumas cidades com unidades superlotadas já estão transferindo pacientes com Covid-19 para outros municípios.

Particulares

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19, em hospitais particulares, está em 86,5%. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) nesta segunda-feira (25). Há duas semanas, a ocupação estava em 80%.
Imprimir