Imprimir

Notícias / Cidades

Vans terão que seguir medidas de biossegurança e Semob reforçará combate a transporte clandestino

Da Redação - Wesley Santiago

As vans que realizam transporte de alunos também terão que se adequar às medidas de biossegurança para conter a propagação da Covid-19, após o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciar a retomada das atividades escolares na rede pública municipal e privada, em sistema híbrido e com um Plano Estratégico de Retomada Segura das Atividades.

Leia mais:
Deputado pede que professores de MT não precisem ir presencialmente ministrar aulas
 
Conforme o diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Nicolau Budib, já existe uma conversa avançada com os   Permissionários do Transporte Escolar (Aspetre) sobre as  normativas que serão publicadas em portaria.
 
"Já falamos com a Aspetre sobre as medidas de biossegurança, como a obrigatoriedade de uso de máscaras, álcool em gel e janelas abertas. Já com relação a capacidade de passageiros, ele justifica que a capacidade no normal, já é reduzida", comentou Nicolau.
 
A Semob, conforme o diretor de Transporte, irá intensificar a fiscalização para combater o transporte clandestino de alunos. A Pasta possui agentes capacitados que irão reforçar a fiscalização com o retorno às aulas, tanto em vans como em veículos de passeios.
 
"Vamos bater duro na fiscalização do transporte clandestino. Peço que as escolas denunciem esses carros ou vans que atuam de forma irregular para a própria segurança dos alunos.  Já ocorreu em outros estados casos graves e fatais envolvendo crianças, como esquecimentos ou abuso sexuais. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o transporte de crianças em carros particulares ou com motoristas de aplicativos. Por isso, é muito importante a colaboração de todos, principalmente dos pais, que devem ficar atentos com a segurança de seus filhos, ", concluiu
 
Para denunciar veículos irregulares, a população pode entrar em contato pelo número 08006451517 (Ouvidoria Setorial da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Imprimir