Imprimir

Notícias / Cidades

Vacinas entregues até agora pela União só servem para vacinar 2,8% da população de MT

Da Redação - Wesley Santiago

O total de vacinas recebidas até agora pelo governo do Estado é suficiente para imunizar apenas 98 mil pessoas em Mato Grosso, o que corresponde a 2,8% da população, que é de 3,5 milhões de habitantes. Com o hiato na distribuição do parte da União, a equipe de Mauro Mendes (DEM) tenta de alguma forma conseguir a comprar de mais doses, o que não foi possível até o momento. Enquanto isto, a vacinação segue em marcha lenta.

Leia mais:
Mato Grosso ainda está entre os Estados que proporcionalmente menos vacinaram contra a Covid-19

Conforme os dados oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, foram encaminhadas 161.160 doses do imunizante ao estado. 

Destas, 126.160 são do primeiro lote da Coronavac, já contendo a primeira e segunda dose necessárias para a imunização. Ou seja, com essa quantidade serão vacinadas 63.080 pessoas. 

O Governo Federal também enviou mais 11 mil doses da Coronavac e 24 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Todas essas são para uso exclusivo para a primeira dose aos profissionais de Saúde, totalizando 35 mil pessoas. 

É importante ressaltar que o Governo de Mato Grosso já distribuiu aos municípios todas as vacinas recebidas, com exceção dos imunizantes guardados para a segunda dose do primeiro lote da Coronavac, que estão armazenados pela Secretaria de Estado de Saúde, e das vacinas reservadas para aplicação nos profissionais de saúde da rede estadual. 

Desta forma, como determina o Plano Nacional de Imunização, cabe a cada um dos 141 municípios de Mato Grosso organizar e aplicar os imunizantes nos grupos prioritários. Até o momento, cerca de 30% das vacinas distribuídas pelo Estado foram aplicadas. 

Busca de compras diretas 

O Governo de Mato Grosso tem buscado a compra direta de vacinas das indústrias farmacêuticas, de forma a complementar a imunização oferecida pela União. 

Já foram requeridas as vacinas da Pfizer, porém a empresa explicou que só negocia diretamente com governos federais. O governador Mauro Mendes também solicitou a aquisição direta junto às empresas chinesas Sinovac e Sinopharm, além de articulação junto à Embaixada Brasileira na China e ao Instituto Cultura Brasil China (Ibrachina) para intermediar a compra.

Marcha lenta

O ritmo de vacinação contra o novo coronavírus em Mato Grosso ainda segue em marcha lenta. Levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, com base nos dados das secretarias de saúde colocam o Estado como o sexto que, proporcionalmente, menos imunizou a sua população.

Vale ressaltar que a colocação de Mato Grosso pode ser ainda pior, isso porque Acre e Amapá, que estão atrás no ranking de vacinação, não divulgaram dados novos sobre quantos foram imunizados até a última terça-feira (02).
 
O ranking dos que menos vacinaram até agora no país está da seguinte forma:
 
  1. TO: 9.862 (0,62%)
  2. AC: 5.799 (0,65%)
  3. PA: 59.780 (0,69%)
  4. AP: 6.517 (0,76%)
  5. MG: 176.777 (0,83%)
  6. MT: 31.179 (0,88%)
Mato Grosso tinha até a terça-feira (02) 31.179 vacinados, o que equivale a 0,88% da população do Estado e 19,35% das doses recebidas. O Distrito Federal é a unidade da federação com o processo de imunização mais avançado, com 76.424 doses aplicadas (2,50%).
Imprimir