Imprimir

Notícias / Cidades

Mato Grosso recebe novo lote e iniciará vacinação de idosos acima de 90 anos

Da Redação - Wesley Santiago

Chegaram a Mato Grosso, neste domingo (07), mais 30,6 mil doses da vacina CoronaVac. Com isto, o Estado irá iniciar agora a imunização de idosos com mais de 90 anos. A nova remessa foi encaminhada pelo Ministério da Saúde em aeronave da Azul, que pousou às 10h no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá).

Leia mais:
Mato Grosso inicia distribuição da segunda dose da vacina contra a Covid-19 na segunda-feira

As novas doses também contemplarão os trabalhadores da saúde. Por meio da Nota Técnica nº 13, o Ministério da Saúde informa que “a distribuição de vacinas foi priorizada às pessoas com 90 anos ou mais (100%) [...] em paralelo a continuidade da vacinação dos trabalhadores de saúde, com um percentual de atendimento de 6%, totalizando 73% desse público específico”.

As unidades da nova remessa poderão ser utilizadas como primeira ou segunda dose, visto que o último lote da CoronaVac continha 11 mil doses destinadas exclusivamente à primeira aplicação. Para a CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.

O gerente do Programa Estadual de Imunização em Mato Grosso, Thiago Rondon, enfatizou as orientações do Governo Federal e informou que as equipes técnicas trabalharão na distribuição proporcional do quantitativo aos municípios. 

“O Ministério da Saúde nos passou a estimativa e a distribuição será realizada com base nesses números, para atender aos públicos estipulados. Hoje fazemos a conferência e o armazenamento desses imunobiológicos. A partir de terça-feira já teremos parte dos municípios abastecidos”, explicou o gestor.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.
Imprimir