Imprimir

Notícias / Política MT

“Não quero ser apenas mais uma, mas fazer a diferença”, diz nova secretária de Cultura

Da Redação - Airton Marques

Anunciada como nova integrante do secretariado do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a produtora Carlina Jacob, afirma que pretende deixar sua marca na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Com longa trajetória no setor, a nova secretária ressalta que a cultura cuiabana corre em suas veias, já que vem de família faz parte da história cultural de Mato Grosso.

Leia também:
Emanuel Pinheiro anuncia nome da nova secretária de cultura

“Meu pai foi o primeiro a desenvolver políticas públicas, quando não ainda nem existia esse termo. Gravou o primeiro CD de rasqueado, fez o primeiro espetáculo fora daqui. Cresci nesse caldeirão de amor a nossa cultura. Não quero ser apenas mais uma secretária, mas fazer a diferença, pois com a crescente miscigenação, a gente perde um pouco da nossa identidade, a gente não ouve mais o lambadão e rasqueado”, declarou ao Olhar Direto.

Carlina diz que já recebeu convites para assumir um cargo público em outras oportunidades, mas que agora tem como meta fomentar a cultura e colocar Cuiabá na rota da indústria do entretenimento. “Uma coisa que vou trabalhar muito é para abrir plateias e mercado. Não adianta fazer cultura de nós para nós mesmos, o seguimento cultural é rentável em todo o Brasil. Na Bahia, por exemplo, uma das maiores indústrias é o do entretenimento. Vou em busca de mercados novos e plateias”.

Sobre os prejuízos ao setor durante a pandemia da Covid-19, Carlina avalia que o momento é mais de reestruturação das cadeias culturais, para que todos estejam preparados e mais qualificados no período de volta a normalidade.

Acreditando no bom relacionamento com o setor, Carlina também destaca a necessidade de trabalhar em conjunto com o Turismo, para que a Capital tenha atrativos aos turistas, gerando emprego e renda.

“Por ser produtora cultural, a gente sabe o quanto o seguimento sofre e é difícil conseguir alguma coisa. Sempre me dei bem com todos. Pretendo sentar com cada seguimento, conselheiro, saber quais são as limitações e, a partir daí, desenvolver um plano com o prefeito, que está muito empolgado. Ele entendeu que a cultura e turismo pode ser um diferencial desse mandato. Vamos criar mecanismos para que o turista queira a vir para Cuiabá, conhecer alguma coisa. Agora sou soldada, esperando meu general dar as ordens. Estou pronta para brigar. Não tenha duvida que irei brigar bastante”, completou.
Imprimir