Imprimir

Notícias / Política MT

Por unanimidade, AL aprova exploração do transporte ferroviário pelo governo de MT

Do Local - Max Aguiar

A Assembleia Legislativa (ALMT) regulamentou, nesta terça-feira (23), a construção da ferrovia que deve sair de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá. A votação foi unânime entre os presentes, tendo votação final de 18 sim e 6 ausências.

Leia também:
Botelho revela pedido do governador para continuar na Mesa e descarta negociação pelo TCE

O projeto veio do Palácio Paiaguás (mensagem 24/2021) e pedia autorização dos deputados para que o governo de Mato Grosso não dependa do Governo Federal e explore os serviços ferroviários do estado.

A ementa assinada pela Procuradoria do Estado, afirma que, além de construir estradas ferroviárias para cargas, o projeto também abra brecha para que o transporte de passageiros seja explorado pelo estado e seja fiscalizada pela Ager.

Por fim, o projeto apresentado também deixa claro que compete ao estado o planejamento, construção, manutenção e operação da ferrovia. O primeiro trecho a ser construído deve ser entre Rondonópolis e Cuiabá, sendo o trecho mais complicado o que passa pela região da Serra de São Vicente. O terminal ferroviário de Cuiabá deve ser no Distrito Industrial.
Imprimir