Imprimir

Notícias / Política MT

Denúncia aponta que taxa de mortalidade de pacientes com Covid-19 em alguns hospitais chega a 100%

Da Redação - Wesley Santiago

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) apura denúncias de que a taxa de mortalidade dos pacientes com Covid-19 chega a 100% em alguns hospitais de Mato Grosso. A informação foi revelada pelo presidente do órgão, Guilherme Antonio Maluf, durante a 1ª sessão extraordinária do Tribunal Pleno de 2021, realizada nesta sexta-feira (26).

Leia mais:
Força-tarefa do TCE fiscaliza PS de Cuiabá após denúncia de bloqueios dos leitos da Covid-19
 
Maluf sugeriu para que a força-tarefa da Corte de Contas faça levantamento dos leitos que estão desativados e quais os motivos. Também irá levantar os índices de mortalidade nessas UTIs. "Nada adianta oferecermos os leitos e não termos resolução, ou seja, que eles possam curar ou sustentar a vida dos pacientes".
 
Ainda na mesma sessão, foi aprovada por unanimidade uma proposta do Ministério Público de Contas (MPC) para realização de um levantamento em todas as unidades hospitalares conveniadas para disponibilização de leitos exclusivos para receber pacientes acometidos pela Covid-19.
 
O procurador-geral do MPC, Alisson Carvalho Alencar, ressaltou que o levantamento se faz oportuno em virtude do aumento no número de infecções e mortes por Covid-19 no Estado. "O Tribunal precisa tomar providências, saber quais fatores estão relacionados a essas desativações num momento tão crucial e compartilhar com os demais órgãos de controle".
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (25), 248.444 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.747 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Apenas nas últimas 24 horas foram registradas 31 mortes pela doença.
 
Conforme o boletim, foram notificadas 1.975 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 248.444 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.799 estão em isolamento domiciliar e 232.678 estão recuperados.
 
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 370 internações em UTIs públicas e 343 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 83,90% para UTIs adulto e em 39% para enfermarias adulto.
Imprimir