Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá só tem 12 leitos disponíveis no Hospital de Referência; São Benedito lotado

Da Redação - Fabiana Mendes

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizado no domingo (28), aponta que Cuiabá só tem 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis. As vagas estão no Hospital de Referência, antigo pronto-socorro. O Hospital São Benedito está lotado. A situação dos leitos pode mudar rapidamente. Nesta segunda-feira (01), os números devem ser atualizados novamente pela Pasta.

Leia mais:
Morre aos 93 anos ex-governador Frederico Campos vítima da Covid-19

No Hospital São Benedito, todos os 40 leitos exclusivos para Covid-19 estão ocupados. No Hospital Referência à Covid-19, dos 80 leitos de UTI adulto, 68 estão ocupados, ou seja, haviam ainda 12 leitos disponíveis.

Dos 68 pacientes adulto em UTI Covid no Hospital Referência, 54 estão positivados para a doença. Atualmente, dos 80 leitos de UTI Adulto da unidade, 60 são destinados a casos confirmados e 20 para casos suspeitos.

No entanto, por conta do aumento de casos positivados para a Covid-19, a direção do Hospital Referência está fazendo uma reorganização e deve aumentar para 70 os leitos destinados para pacientes positivados e deixando 10 leitos para casos suspeitos.

Essa readequação, de acordo com a Saúde, demanda tempo por conta dos cuidados que devem ser tomados ao remanejar um paciente, além do tempo que é utilizado para fazer a desinfecção dos leitos antes da chegada de novo paciente. A previsão era de que até segunda-feira estivesse pronto.

A SMS destacou que, no momento, não há pacientes de Cuiabá aguardando transferência para leito de UTI Covid. No interior, há três pacientes que precisam de internação em UTI, mas, devido ao estado clínico, não estão em condições de serem transportados, o que foge à alçada da rede de saúde de Cuiabá.

Mato Grosso 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (28), 250.889 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.806 óbitos. Nas últimas 24 horas, 20 pessoas morreram. 

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 403 internações em UTIs públicas e 374 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 88,96% para UTIs adulto e em 43% para enfermarias adulto.


 
Imprimir