Imprimir

Notícias / Educação

IFMT tem curso na lista dos cinco piores na classificação do Enade

Da Redação - Thalita Araújo

O curso de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), antigo Cefet - campus São Vicente, em Santo Antônio de Leverger, é um dos cinco piores de todo o país, de acordo com análise do Ministério da Educação (MEC), por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O curso ganhou pontuação 1 no exame, cuja nota vai de uma escala de 1 (pior) até 5 (melhor). O Mec utiliza três critérios para avaliar os cursos, que são nota na prova do Enade, IDD (índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e conceito preliminar do curso (CPC), que é composto pela nota do Enade, nota do IDD e a avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição.

O Conceito Preliminar do Curso de Tecnologia de Alimentos no IFMT também ficou com classificação 1 (em uma escala igualmente de 1 a 5). O diretor geral do campus São Vicente da IFMT, Leoni Covari, diz que a informação de que o curso foi ranqueado como um dos cindo piores do país lhe é nova e muito preocupante, e que ele irá reunir-se com a diretoria pedagógica da instituição para analisa o fato.

“Precisamos conferir melhor esses resultados, porque o IFMT teve uma nota geral 3, o que é muito bom, pois foi entre as melhores classificações entre todas as instituições de ensino superior analisados no Estado”, diz Covari.

Na edição 2008 do Enade foram avaliados dez cursos superiores de tecnologia: construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Os cursos de graduação avaliados no exame foram arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química. O Enade é aplicado a cada três anos para o mesmo grupo de cursos.


Leia também,

Vestibular e transferência de curso de Farmácia da Univag são suspensos
Imprimir