Imprimir

Notícias / Cidades

Em colapso, Saúde pede auxílio a outros Estados para transferência de pacientes com Covid-19

Da Redação - Vinicius Mendes

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou que solicitou o auxílio de outros estados para possível transferência  de pacientes com Covid-19. Conforme divulgado no Boletim Epidemiológico da SES, deste sábado (6), a taxa de ocupação está em 99,58% para UTIs adulto. Até o momento 59 pacientes aguardam leito em UTI.

Leia mais:
MT ultrapassa 260 mil casos de Covid-19 e registra 25 mortos nas últimas 24 horas

Segundo o boletim, entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 479 internações em UTIs públicas e 397 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 99,58% para UTIs adulto e em 47% para enfermarias adulto.

Com o sistema em colapso, os números agora oscilam para mais e menos de 100% da ocupação com frequência. Até ontem (6) só haviam três leitos de UTI disponíveis em  hospitais públicos em todo o Estado.

Por meio de nota a SES-MT afirmou que solicitou auxílio de outros estados para a transferência de pacientes para UTIs, mas até o momento não houve confirmação oficial por parte dos outros estados.

A SES citou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e assim como Mato Grosso recebeu pacientes de outros estados, também é possível pacientes de Mato Grosso serem transferidos para UTIs de outros estados.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informa que solicitou o auxílio dos demais estados da federação para a possível transferência de pacientes com a Covid-19. Até o momento, não houve confirmação oficial por parte dos estados.

Atualmente, Mato Grosso registra 59 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de Terapia Intensiva. É importante frisar que, considerando a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o estado de Mato Grosso prestou assistência aos pacientes de Rondônia em janeiro deste ano e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga.

Ascom | SES-MT
Imprimir