Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá tem 31 pessoas aguardando na fila por leitos; 27 são do interior

Da Redação - Isabela Mercuri

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou, na tarde desta terça-feira (9), que há 31 pessoas aguardando na fila por leitos na capital Cuiabá. Segundo o gestor, destes 31 apenas 4 são moradores de Cuiabá, e 27 são do interior do estado.

Leia também:
Emanuel anuncia abertura de 79 leitos ainda nesta semana; São Benedito será exclusivo para Covid-19
 
“Se eu fosse um prefeito leviano e irresponsável e quisesse fazer um discurso irresponsável falaria que iria cuidar primeiro dos quatro de Cuiabá, mas o sistema não é isso. A missão de Cuiabá como a maior e mais importante cidade do estado, não é essa. Nossa missão é de acolher, ser solidária, ser referência e salvar vidas. Então estamos de braços abertos por essa causa humanitária”, afirmou o prefeito, em coletiva de imprensa.
 
Em todo o estado, nesta terça-feira (9), são 44 pessoas aguardando na fila. Ou seja, há ainda 13 pessoas precisando de leitos no interior. No âmbito estadual, nos próximos dias, o governador Mauro Mendes (DEM) deve anunciar a abertura de 40 leitos de enfermaria e 9 de UTI para o atendimento aos pacientes com Covid-19 em Várzea Grade. A informação foi repassada pelo deputado Eduardo Botelho (DEM), que já se reuniu com o chefe do Executivo estadual e tem defendido essa proposta.
 
Já na capital, Emanuel anunciou nesta terça-feira (9) a abertura de 59 leitos de enfermaria, sendo no antigo Pronto Socorro e 40 no hospital São Benedito a partir de sexta-feira (12), e 40 no Hospital Militar (ainda sem data). O total será de 205 leitos a partir de sexta-feira (12).

Já os leitos de UTI serão 20 novos leitos no Hospital São Benedito. Com isso, o total de leitos chegará a 155. A meta, segundo Emanuel, é ter 400 leitos, sendo 245 de enfermarias e 155 leitos de UTI exclusivos para Covid. A partir desta semana já haverá 205 leitos de enfermaria e os 155 de UTI, somente para pacientes com o novo coronavírus.
Imprimir