Imprimir

Notícias / Política BR

Fátima Cleide pede explicações à Mesa por manter no cargo senador cassado

Da Redação - Agência Senado

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (4) para pedir explicações à Mesa Diretora do Senado que, segundo ela, insiste em manter no cargo um senador cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se do senador Expedito Júnior (PR-RO) acusado de compra de votos nas eleições de 2006.

Com base em matéria da revista Carta Capital, Fátima Cleide disse que "estranhamente" a Mesa se recusa a acatar a decisão do TSE com base em uma interpretação do Regimento Interno. Com isso, completou, o presidente José Sarney (PMDB-AP) decidiu não tomar nenhuma providência, até serem esgotados todos os recursos judiciais possíveis.

Fátima Cleide estranhou que o mesmo tratamento não foi dado, em 2004, ao então senador pelo Amapá, João Capiberibe, também cassado pela TSE, acusado de ter comprado dois votos a R$ 26 reais cada. Capiberibe, lembrou Fátima Cleide ainda tomando por base reportagem da revista Carta Capital, foi "praticamente enxotado" do Senado, apesar do pedido assinando por 51 senadores para que a Mesa Diretora lhe desse mais tempo para recorrer da decisão.

- Trata-se de mais uma situação em que a Casa se degrada perante a sociedade, torna-se pequena e passa uma imagem omissa, de negligente com seus deveres. Espero que a direção do Senado tenha uma boa explicação para manter o senador de Rondônia no cargo - concluiu Fátima Cleide.
Imprimir